Em jul/25, MT importou 617,15 mil t de fertilizantes, alta de 8,86% em relação ao mesmo mês do ano passado, impulsionada pelo aumento nas compras de nitrogenados (+361,89%) e fosfatados (+75,00%).

No entanto, ao analisar o acumulado de jan/25 a jul/25, o estado importou 2,97 milhões de t de fertilizantes, o que representa retração de 18,51% frente ao mesmo período de 2024, configurando o menor volume adquirido nos últimos seis anos.

Esse recuo está diretamente relacionado ao encarecimento dos fertilizantes, cenário em que muitos produtores aguardaram uma redução nos preços, o que não ocorreu para alguns produtos. Prova disso é o ritmo de comercialização dos fertilizantes para a safra 25/26, que está cerca de 12,58 p.p. abaixo do registrado na safra anterior, tornando, até a estimativa de julho, a temporada mais atrasada da série histórica do Instituto.

Por fim, esse cenário pode indicar não apenas um menor investimento por parte dos produtores para a próxima safra, mas também possíveis problemas logísticos, já que muitos postergaram suas compras e ainda não garantiram todos os insumos necessários.

As informações constam no Boletim Semanal do Imea – Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

Saiba mais sobre o mercado de fertilizantes:

Fonte: Rodrigo Ramos / Agência Safras News



 

FONTE

Autor:Rodrigo Ramos/Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.