InícioDestaqueMercado: Soja encerrou a quinta-feira em baixa

Mercado: Soja encerrou a quinta-feira em baixa

FECHAMENTOS DO DIA 20/06

O contrato de soja para julho24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -1,60 %, ou $ -18,75 cents/bushel a $ 1155,25; A cotação de setembro24, fechou em baixa de -1,41 % ou $ -16,25 cents/bushel a $ 1139,75. O contrato de farelo de soja para julho fechou em baixa de -1,88 % ou $ -7,0 ton curta a $ 357,8 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em baixa de -0,74 % ou $ -0,33/libra-peso a $ 43,97.

ANÁLISE DA BAIXA

A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta quinta-feira. Segundo analistas, a expectativa de prêmio de risco climático vem perdendo força no mercado. A previsão é de que as temperaturas em regiões de cultivo dos Estados Unidos continuem altas nas próximas semanas, mas acompanhadas de chuvas, disse em nota Tomm Pfitzenmaier, da Summit Commodity Brokerage. A boa condição da safra e o forte avanço do plantio no país
também estão limitando as preocupações com a onda de calor.

Karl Setzer, da Consus Ag Consulting, disse em boletim que a ausência de novidades e de uma ameaça climática significativa está pesando sobre as cotações. “Embora as condições para o desenvolvimento estejam abaixo do ideal em algumas áreas dos EUA, estão muito melhores do que há um ano, o que está limitando o interesse no aumento de posições compradas no momento”, afirmou.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
BRASIL: GOVERNO QUER AUMENTAR USO DE CAPITAL PARTICULAR PARA FINANCIAR SAFRAS

O governo avalia aumentar o porcentual obrigatório dos recursos captados por meio de Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) a serem direcionados para o crédito rural, dos atuais 50% para em torno de 60%, relataram fontes que acompanham as tratativas ao Broadcast Agro. A proposta está em estudo entre as equipes do Ministério da Fazenda e do Ministério da Agricultura já para o Plano Safra 2024/25.

A medida é uma alternativa do Executivo para ampliar as fontes não controladas e os recursos sem equalização para a política de crédito rural oficial em meio ao aperto no orçamento do Tesouro. A decisão final ainda não está fechada entre as pastas, conforme os interlocutores, mas está “bem encaminhada”.

BRASIL/PORTOS: Veja duas alterações portuárias importantes
PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL

O Terminal Santa Catarina realizará a Campanha Anual de Dragagem de Manutenção dos berços 301 e 302 do Porto de São Francisco do Sul para garantir operações seguras e eficientes. A programação é a seguinte:

  • Berço 301: 20/06/2024 a 28/06/2024 (8 dias)
  • Berço 302: 28/06/2024 a 03/07/2024 (5 dias)
PORTO DE VILA DO CONDE – OPERAÇÕES PARADAS NO CAIS 102 DEVIDO A AMEAÇA DE BOMBA

Operação paralisada esta manhã devido a ameaça de bomba no cais 102. A Polícia Federal está no local e o Batalhão de Operações Especiais foi acionado.

ARGENTINA: DEMORA NA EXPORTAÇÃO DE SOJA RETARDA ENTRADA DE DÓLARES

A combinação de fortes chuvas, preços baixos e expectativa de uma nova desvalorização da moeda faz a venda de soja na Argentina ser a mais lenta em uma década. Até maio, os agricultores haviam colhido cerca de 60% da área plantada de soja, ficando atrás até mesmo do ritmo de colheita da safra anterior, afetada por uma seca histórica. Com isso, a entrada de dólares pelas vendas de grãos despencou 38%, na comparação com maio do ano passado, de acordo com relatório de junho do Ciara-CEC (Câmara da Indústria de Óleos da República Argentina e Centro Exportador de Cereais, na sigla em espanhol).

Segundo a Bolsa de Valores de Rosário, até o último dia 5, ainda restavam cerca de 26,7 milhões de toneladas de soja para vender.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares