FECHAMENTOS DO DIA 13/03

O contrato de soja para março24, a próxima data negociada nos EUA, fechou em baixa de -0,02 %, ou $ -0,25 cents/bushel a $ 1181,75. A cotação de maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,06 % ou $ 0,75 cents/bushel a $ 1196,75. O contrato de farelo de soja para maio fechou em baixa de -0,83 % ou $ -2,8 ton curta a $ 336,4 e o contrato de óleo de soja para maio fechou em alta de 1,57 % ou $ 0,75/libra-peso a $ 48,57.

ANÁLISE DO MIX

A soja negociada em Chicago fechou de forma mista nesta quarta-feira. Durante boa parte da sessão, o mercado foi pressionado por um movimento de realização de lucros, após ter subido 1,42% e testado níveis de resistência na terça-feira, disse em nota Naomi Blohm, da Total Farm Marketing.

A soja acumula ganho de quase 5% em março, mas o mercado precisa de novidades para dar continuidade ao movimento de recuperação, observou em nota o analista Matt Zeller.

O avanço da colheita no Brasil e a baixa demanda chinesa pelo grão americano foram contrabalanceados pela firmeza do petróleo e a possibilidade da Índia aumentar as importações de produtos alternativos ao óleo de palma.

Malásia e Indonésia estão direcionando seus estoques para uma maior produção local de biocombustíveis. Com isso, os estoques de óleos vegetais da Índia atingiram o menor nível em 18 meses, o que deu suporte a alta de 1,57% para o óleo de soja em Chicago.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
BRASIL-AGROCONSULT MANTÉM PREVISÃO PARA SAFRA DE SOJA 2023/24 EM 152,2 MILHÕES DE TONELADAS (-4,7% ANTE 22/23)

A Agroconsult mantém sua estimativa de produção para a safra de soja do Brasil 2023/24 em 152,2 milhões de toneladas, queda de 4,7% ante a safra anterior, informou hoje o presidente da consultoria, André Pessôa, durante o evento “17ª Previsão de Safra da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea)”, realizado em Brasília.

A produtividade da soja foi reduzida em 7,45% ante o ciclo anterior, para 55,5 sacas por hectare, enquanto a área plantada cresceu 2,27%, totalizando 45,6 milhões de hectares em 2023/24.

A estimativa leva em consideração números apurados no Rally da Safra, expedição promovida pela consultoria por áreas de produção de soja e milho no Brasil. Neste ano, 27 equipes percorrerão 80 mil quilômetros com a coleta de 1.500 amostras.

Segundo Pessôa, ao final, o Rally terá coberto 74% da área de milho de segunda safra e 97% da área de soja. Ele disse que, diante da indefinição sobre a safra em função de problemas climáticos que provocaram atrasos no plantio, a organização decidiu aumentar a amostragem.

ARGENTINA: BOLSA DE ROSÁRIO ELEVA ESTIMATIVA DE PRODUÇÃO DE SOJA PARA 50 MT

A Bolsa de Comércio de Rosário elevou em 500 mil toneladas sua estimativa anterior para a produção de soja na Argentina, para 50 milhões de toneladas. As chuvas de fevereiro em grande parte do país ficaram acima da média para o mês, limitando as perdas de rendimento da oleaginosa, disse a Bolsa em comunicado.

No entanto, vieram tarde demais, “eliminando a possibilidade de uma supersafra de 55 MT. O rendimento médio nacional foi estimado em 3.020 kg/hectare.

Fonte: T&F Agroeconômica



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.