Em MG, no Noroeste e Triângulo Mineiro, a falta de umidade no solo prejudicou as lavouras tardias em enchimento de grãos. No RS, as chuvas ocorridas e a priorização da colheita da soja reduziram a velocidade da colheita. Na BA, a baixa incidência de chuvas na região central do estado prejudica as lavouras.
Milho 2ª Safra foi 89,6% semeado
Em MT, o plantio se aproxima da conclusão e as condições climáticas continuam favoráveis às lavouras. No PR, as precipitações em grande parte do estado melhoraram as condições das lavouras, porém, no Oeste, persiste a baixa umidade no solo. Em MS, a volta das chuvas melhorou as condições das lavouras.
Em GO, devido à estiagem, o plantio está praticamente finalizado. O retorno das chuvas melhorou as condições das lavouras, mas a situação continua crítica em parte da região Leste. Em SP, as lavouras apresentam, em algumas regiões, sintomas de deficit hídrico. Em MG, o plantio foi retomado com o retorno das chuvas.
No TO, as chuvas regulares vêm assegurando um bom desenvolvimento. No MA, o plantio se aproxima da conclusão e as condições climáticas têm favorecido a cultura. No PI, o plantio avança, mas a irregularidade das chuvas impacta negativamente no tamanho da área cultivada. No PA, o excesso de chuvas prejudica a implantação em diversas regiões, porém favorece as áreas semeadas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 17 de março de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab