Em MG, as lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento, mas, no Noroeste, as chuvas excessivas ocorridas até meados de janeiro prejudicaram a polinização, observando-se falhas no preenchimento das espigas.
No RS, as condições climáticas continuam favorecendo o avanço na colheita, com boas produtividades sendo obtidas nas lavouras semeadas no início da janela. Entretanto, as semeadas mais tarde apresentam sintomas acentuados de estresse hídrico, com perdas irreversíveis em algumas áreas.
Na BA, o retorno das chuvas, na região Centro-Norte, observou-se o replantio na maioria das áreas, devido ao impacto anterior da ausência de chuvas. No PI, o plantio empresarial foi finalizado, enquanto o realizado pela agricultura familiar continua em todo o estado.
No PR, a colheita pouco evoluiu devido às precipitações constantes. Em SC, o veranico ocorrido até 22 de janeiro afetou as plantas em estádios reprodutivos e atrasou o plantio da safrinha. Em SP, as chuvas atrasam a colheita. No PA, o plantio avança em Santarém e Paragominas.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 27 de janeiro de 2025 completo, clicando aqui!
Fonte: Conab