Em MG, as lavouras apresentam-se em boas condições, com algumas áreas em floração. No RS, as precipitações contribuíram para o desenvolvimento das plantas. A colheita foi iniciada no Noroeste, Planalto Médio e Centro do estado com rendimento aquém do esperado devido à redução das chuvas em novembro. As melhores lavouras estão na região Nordeste.
Na BA, o plantio segue no Oeste e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. No entanto, nas regiões Centro Norte e Sul, a falta de chuvas prejudica o potencial produtivo. No PI, a semeadura avança no Sudoeste. As lavouras encontram-se em emergência e desenvolvimento vegetativo.
No PR, o clima mais seco permitiu a realização de tratos culturais e o manejo de pragas e doenças. Em SC, a maioria das áreas encontram-se nas fases reprodutivas, com lavouras apresentando bom potencial produtivo. Em SP, o clima tem favorecido a cultura. No MA, a semeadura avança no Sul, enquanto nas demais regiões são aguardadas melhores condições climáticas para iniciar o plantio. Em GO, a semeadura está praticamente finalizada. As lavouras seguem em bom desenvolvimento e há áreas iniciando a fase reprodutiva.
Confira o Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras de 23 de dezembro de 2024 completo, clicando aqui!
Fonte: CONAB