Em MG, a colheita está em progresso e os rendimentos são inferiores à safra anterior. No RS, as chuvas têm atrasado a evolução da colheita e a alta umidade prejudica a qualidade dos grãos. As estradas bloqueadas impactam na logística do escoamento do produto.
Na BA, a colheita avança no Extremo Oeste e verifica-se queda no rendimento das lavouras mais tardias. No PI, a colheita progride e notam-se bons rendimentos. No MA, a colheita está em andamento no Sul e Leste. Nas demais regiões, as lavouras estão em estágio de enchimento de grãos, em bom desenvolvimento.
Milho 2ª Safra foi 0,4% colhido
Em MT, a colheita foi iniciada nas áreas irrigadas. As demais lavouras estão em estágios reprodutivos e apresentam boas condições. No PR, as chuvas e a redução da temperatura favoreceram a quantidade de água no solo e a recuperação das lavouras, em algumas regiões. Em MS, a colheita foi iniciada e observase antecipação do ciclo devido ao tempo seco e quente.
Em GO, a ausência de chuvas afeta o desenvolvimento das áreas tardias. Em SP, na maior parte do estado, a falta de precipitações compromete o desenvolvimento das lavouras. Em MG, a maior parte das lavouras esta em estágio reprodutivo. No TO e MA, a redução das precipitações impacta o desenvolvimento das áreas semeadas tardiamente. No PI, nota-se deficit hídrico nas lavouras mais tardias. No PA, as precipitações frequentes têm favorecido as áreas em enchimento de grãos.
Fonte: CONAB