75,5% semeado. Em MG, as lavouras apresentam desenvolvimento inferior ao esperado devido às chuvas irregulares e temperaturas elevadas. No RS, iniciou a colheita nas áreas mais precoces. Nota-se a redução no potencial produtivo, devido às condições climáticas durante o ciclo, mas melhores que na última safra.
Na BA, na região do Extremo-Oeste e CentroNorte, a semeadura avança conforme a ocorrência das chuvas. No PR, as boas condições climáticas possibilitaram os tratos culturais, principalmente nas lavouras em estágio de floração e enchimento de grãos.
Em SC, observa-se que as lavouras mais adiantadas, em enchimento de grãos e maturação, apresentam espigas menores e falhas na formação dos grãos, devido ao excesso de chuvas ocorridas durante o ciclo da cultura.
Em SP, as lavouras estão, principalmente, em desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. A falta de chuvas mais volumosas e as altas temperaturas estão impactando o ciclo de parte das lavouras.
Em GO, as chuvas têm favorecido o desenvolvimento das lavouras em fase vegetativa. No PA, a irregularidade das chuvas prejudicou a evolução da semeadura. No MA, o plantio está em ritmo lento devido ao clima e à prioridade na semeadura da soja. No PI, a semeadura está em progresso.
Fonte: CONAB