Segundo a Conab, lavouras de milho 1ª safra já estão 21,4% colhidas. Em MG, as lavouras apresentam desenvolvimento abaixo do esperado, principalmente na região Norte. No RS, as precipitações, apesar de irregulares e insuficientes, beneficiaram as lavouras.
Na BA, na região Oeste e Centro Norte as lavouras apresentam bom desenvolvimento, porém a incidência de pragas afeta o rendimento. No PI, o plantio foi finalizado e as lavouras estão em boas condições. No PR, a evolução da colheita reduziu, em quase todo o estado, devido às precipitações frequentes.
Em SP, a colheita reduziu o ritmo em função das chuvas. Em SC, a redução das chuvas favoreceu a colheita. No MA, a semeadura continua em diversas regiões do estado. Em GO, a qualidade das lavouras varia entre regular e boa. No PA, as lavouras estão em condições regulares.
Milho 2ª Safra
Da área estimada, 45,3% já foi semeado. Em MT, a semeadura avança e as lavouras apresentam bom desenvolvimento.
No PR, as precipitações favoreceram as lavouras, mas reduziram o ritmo do plantio. Em MS, a baixa disponibilidade hídrica dos solos, na região Centro-Sul, tem provocado redução no ritmo de semeadura.
Em GO, as lavouras apresentam bom desenvolvimento inicial, beneficiadas pelas boas precipitações. Em MG, a semeadura está avançando e observa-se presença de cigarrinha. No TO, a semeadura está progredindo e as lavouras apresentam bom estabelecimento. No MA, o plantio está em progresso na região de Balsas. No PA, o plantio evoluiu nos polos de Redenção e da BR-163. Registra-se bons volumes de chuva nas lavouras.
Fonte: Conab
Confira a publicação original, clicando aqui.