87,7% semeado. Em MG, predomina a fase reprodutiva, com algumas áreas apresentando plantas de baixo porte e espigas em tamanho reduzido. No RS, houve avanço na colheita atingindo 24%, no entanto a semeadura ainda não foi concluída. As áreas com plantio mais tardio tiveram melhores condições climáticas no florescimento e enchimento de grãos.
Na BA, o plantio está quase finalizado, com avanço na região Centro-Sul. Na região Oeste, o clima favorece o desenvolvimento das lavouras e a reserva de água no solo está adequada ao manejo da cultura.
No PI, a semeadura avançou diante da ocorrência de precipitações mais intensas e regulares. O plantio foi retomado na região Sudeste e iniciado na região Norte. No PR, verifica-se baixo volume das precipitações e elevadas temperaturas, desfavoráveis ao bom desenvolvimento das lavouras.
Em SC, a colheita avança, principalmente na região Oeste. As lavouras mais tardias foram beneficiadas pelas melhores condições climáticas. Em SP, as lavouras estão em diversos estágios e o baixo volume de precipitações têm prejudicado o desenvolvimento
da cultura. No PA e MA, o plantio está atrasado. Em GO, as lavouras estão principalmente em fase reprodutiva e se beneficiam com a melhoria do volume de chuvas.
Fonte: Conab