Após o lançamento do Plano Safra 2024/2025, aumentou a procura por informações tanto em relação a encaminhamentos de pré-custeios e custeios de lavouras quanto sobre a aquisição de sementes e insumos nas regiões administrativas da Emater/RS-Ascar de Bagé, Ijuí e Santa Rosa.

Na de Santa Rosa, observa-se o aumento das áreas com culturas de cobertura do solo (nabo forrageiro) antes de se realizar o cultivo de milho. Contudo, o desenvolvimento dessas plantas ainda está lento, e ocorre mortalidade de plantas em reboleiras (locais mais úmidos). Em algumas áreas, iniciou a dessecação das plantas de cobertura como forma de preparar as lavouras para o plantio de milho no final deste mês. Percebe-se que a área de milho para grãos na região deverá sofrer pequena redução na próxima safra, em razão tanto do preço baixo pago aos produtores quanto das perdas de produtividade por doenças provocadas pela infestação de cigarrinha. A área de milho silagem tende a se repetir em relação à safra anterior.

Na de Bagé, na Fronteira Oeste, deve iniciar, nos próximos dias, a dessecação de manejo das plantas de cobertura do solo em áreas com implantação prevista entre o final de julho e a primeira quinzena de agosto. Em São Gabriel e Alegrete, os produtores estão em busca de novos híbridos que apresentem boa relação custo-benefício, especialmente com alguma tolerância a períodos de estiagem e ao enfezamento transmitido pela cigarrinha.

Em São Borja, os produtores planejam a implantação das lavouras o mais cedo possível como forma de garantir que as lavouras não sejam atingidas por uma eventual estiagem no período reprodutivo, considerando as previsões de alta probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña no segundo semestre.

Na de Caxias do Sul, a colheita está encerrada, restando apenas pequenas lavouras de cultivos para a subsistência familiar.

Já na de Pelotas, as atividades de colheita foram retomadas de 30/06 a 06/07 devido à ocorrência de dias sem chuvas, secos e ensolarados em toda a região. A produtividade reduziu consideravelmente como decorrência do excesso de chuvas. As principais cerealistas da região seguem recebendo milho nas suas unidades de secagem e armazenamento. A colheita de milho para silagem encerrou. A ocorrência de geadas ocasionou a queima das plantas, que serão fornecidas na forma picada aos animais.

Na de Soledade, está sendo realizado o planejamento de área para a próxima safra.

Confira o Informativo Conjuntural n° 1823 completo, clicando aqui!

Fonte: EMATER/RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1823

Site: EMATER/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.