InícioDestaqueMilho - RS: Área colhida atinge 95% da área cultivada no Estado

Milho – RS: Área colhida atinge 95% da área cultivada no Estado

O predomínio de dias ensolarados, apesar da alta umidade nas manhãs, permitiu o prosseguimento da colheita, inclusive a mecanizada, em grandes extensões. A área colhida avançou para 95% da área cultivada. O tempo firme e a soma térmica satisfatória também melhoraram o desempenho da pequena parcela de lavouras tardias, que está se aproximando do final do ciclo. O aspecto produtivo do milho tardio, apesar das chuvas, é considerado satisfatório. Antes das chuvas torrenciais e enchentes, a produtividade estadual estava estimada em 6.401 kg/ha. Posteriormente a estimativa foi reduzida para 5.966 kg/ha.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, o predomínio de tempo seco favoreceu a colheita, que se aproxima da sua finalização. As lavouras que permaneceram no campo, durante o período chuvoso de maio, apresentam grãos deteriorados e baixo valor de mercado, além de alto risco de contaminação por micotoxinas, que oferecem risco de intoxicação para animais. A expectativa de rendimento na região está em 6.590 kg/ha.

Na de Ijuí, a colheita de grãos foi finalizada. As lavouras remanescentes de segunda safra estão sendo destinadas à produção de silagem devido à dificuldade de perda de umidade dos grãos e ao risco de perda de qualidade.

Na de Pelotas, as atividades de colheita permaneceram interrompidas. Atualmente, 3% das áreas estão na fase de granação ou enchimento de grãos; 45% em maturação; e 52% foram colhidas. A produtividade de referência, atualmente em 2.560 kg/ha, diminuiu consideravelmente, e espera-se redução adicional em função dos danos causados pelas chuvas excessivas.

Na de Santa Rosa, a predominância de dias secos e ensolarados permitiu a finalização da colheita das poucas lavouras restantes. A produtividade média inicial esperada era de 8.590 kg/ha, abrangendo tanto as lavouras de sequeiro quanto as irrigadas de milho safra e safrinha. No entanto, em decorrência das condições climáticas adversas durante o período de desenvolvimento e floração das lavouras de milho safra, a produtividade média foi reduzida para 5.520 kg/ha, representando quebra de aproximadamente 35%.

Na de Soledade, a colheita foi retomada com maior intensidade em áreas de pequeno porte (minifúndios), utilizando-se principalmente métodos manuais. A área colhida aproxima-se de 80% da cultivada e, nas lavouras remanescentes, predomina a fase de maturação (16%).

Comercialização (saca de 60 quilos)

O valor médio, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, teve pequena redução de 0,56%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 57,30 para R$ 56,98.

Confira o Informativo Conjuntural 1819 completo, clicando aqui!

Fonte: Emater/RS



 

FONTE

Autor:Informativo Conjuntural 1819

Site: EMATER/RS

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares