InícioDestaqueProjeções climáticas indicam maior concentração do volume de chuvas em Julho e...

Projeções climáticas indicam maior concentração do volume de chuvas em Julho e fortalecimento do La Niña em Agosto.

Conforme monitoramento das condições de anomalia da temperatura da superfície do oceano, tem-se observado um resfriamento cada vez maior dessas águas, próximo a neutralidade, e tendendo a condições consideradas características do fenômeno La Niña.

A projeção do La Niña para o ano de 2024 é confirmada pelos modelos climatológicos, que demonstram o fortalecimento desse fenômeno, com mais de 60% de probabilidade de ocorrência a partir do trimestre Julho/Agosto/Setembro (figura 1). Caso as projeções se concretizem, é esperada uma redução dos volumes de chuva para a região Sul do Brasil, o que pode afetar a safra de verão.

Figura 1. Probabilidade de ocorrência dos fenômenos ENOS.
Fonte: IRI (2024)

Com relação as projeções climáticas para o trimestre Junho/Julho/Agosto, o INMET projeta volumes acumulados de chuvas variando entre 200 a 500 mm para o período, para o Rio Grande do Sul, Essa variação do volume de chuvas muda de acordo com a região do RS. No geral, o volume previsto para o trimestre representa uma anomalia negativas no volume de chuvas para a maiorias das regiões do RS, o que representa chuvas abaixo da média histórica para algumas regiões.


undefined


No entanto, Bárbara Sentelhas chama atenção para o desmembramento do trimestre, demonstrando que, com base nas projeções climáticas, Julho é o mês que concentra o maior volume de chuvas.

Fonte: Rede Técnica Cooperativa – RTC

Relacionado as temperaturas médias previstas para os próximos meses, ainda que tenhamos uma redução das temperaturas no trimestre Junho/Julho/Agosto, os prognósticos climáticos indicam temperaturas levemente acima do normal, com base na média histórica, com maior destaque para Junho.

Confira as atualizações trazidas por Bárbara Sentelhas em mais um Clima Cast RTC.


Inscreva-se agora no canal Rede Técnica Cooperativa – RTC clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Referências:

IRI. PREVISÃO ENSO. Columbia Climate School International Research institute for Climate and Society, 2024. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 13/06/2024.

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares