A colheita de milho alcançou 96%, sendo parcialmente limitada pelas precipitações. Também parte dos produtores adotam a prática de manutenção da produção a campo, aguardando a redução de umidade dos grãos ainda nas espigas para posterior armazenamento e para uso direto nas propriedades. Aproximadamente 3% das lavouras encontram-se maduras e 1% em enchimento de grãos, correspondendo a cultivos em segunda safra.
As lavouras remanescentes apresentam bom potencial produtivo, mas a conclusão da colheita está condicionada à melhoria das condições climáticas. Em algumas áreas, está sendo cultivado nabo forrageiro para cobertura de solo e posterior dessecação para implantação de milho, a partir de agosto.
Paralelamente, foram iniciados os encaminhamentos de custeio da próxima safra com os agentes financeiros cooperativos, aproveitando as atuais condições de juros e cobertura do Proagro. Parte dos produtores já adquiriu sementes, priorizando cultivares precoces e com maior tolerância à cigarrinha-do-milho e aproveitando melhores preços no período.
A produtividade no Estado está estimada pela Emater/RS-Ascar em 6.857 kg/ha, representando redução de 3,6% em relação à projeção inicial de 7.116 kg/ha. A área cultivada está estimada em 706.909 hectares.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, a colheita alcança 92% dos 53.720 hectares plantados. Restam 7% em maturação e 1% em enchimento de grãos. Em Aceguá, Hulha Negra e Candiota, cerca de 2.500 hectares aguardam tempo favorável para a colheita. Os resultados estão desuniformes: em Itacurubi, a colheita foi concluída com quebra de 70%.
Na de Caxias do Sul, ainda há algumas lavouras a serem colhidas, que tradicionalmente são deixadas por mais tempo a campo para que as espigas sequem e sejam armazenadas para uso na propriedade.
Na de Pelotas, a colheita atinge 73%; 22% estão maduras e aguardam a colheita; e 5% em enchimento de grãos.
Na de Santa Rosa, a área colhida permanece em 95%, restando 3% de cultivos maduros e 2% em enchimento de grãos. As lavouras de safrinha apresentam bom estado fitossanitário e perspectivas favoráveis de produtividade.
Na de Soledade, o aspecto geral das lavouras de milho tardio é considerado satisfatório. Estima-se que 80% da área cultivada foi colhida; 8% encontram-se em maturação fisiológica; 2% maduros; e 10% em fase de enchimento de grãos.
Comercialização (saca de 60 quilos)
O valor médio, de acordo com o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado, reduziu 1,63%, quando comparado à semana anterior, passando de R$ 64,37 para R$ 63,32.
Confira o Informativo Conjuntural n° 1669 completo, clicando aqui!
Fonte: Emater RS