A nova projeção de safra realizada pela Emater/RS-Ascar indica que o Estado deverá atingir volume de 5.961.639 toneladas. A área cultivada na Safra 2025/2026 alcançou 803.019 hectares, 2,3% maior que o estimado inicialmente e produtividade média de 7.424 kg/ha. A produção é estimada em 5,9 milhões de toneladas, 3% maior.
Em relação às fases, 9% dos cultivos estão em enchimento de grãos, 19% em maturação e 65% colhidos, alcançado produtividades distintas, conforme o efeito do déficit hídrico no desenvolvimento da cultura. Segue intensa a incidência de cigarrinha-do-milho (Dalbulus
maidis), exigindo atenção quanto ao monitoramento e tratamento.
Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, o cenário das lavouras de milho está diverso. Em Aceguá, dos 1.000 hectares plantados 300 estão em fase de floração e 600 em fase de enchimento de grãos. Nesse município, a falta de umidade nas semanas anteriores já causa quebra estimada de 30% em relação à expectativa inicial de 4.800 kg/ha. Na Fronteira Oeste, as lavouras de safrinha estão em boas condições até o momento. Em São Borja, a colheita está tecnicamente concluída, restando pequenas áreas destinadas ao autoconsumo.
Na de Caxias do Sul, a colheita avança. Embora haja perdas devido ao déficit hídrico na fase de enchimento de grãos, os rendimentos seguem satisfatórios, mas pouco abaixo da expectativa inicial da safra. As lavouras mais tardias deverão sofrer perdas de rendimento mais significativas. Na de Frederico Westphalen, de acordo com a nova projeção da Emater/RS-Ascar, a expectativa de produtividade é de 7.593 kg/ha. As lavouras de milho segunda safra (60% na fase vegetativa e 40% na fase reprodutiva) retomaram o desenvolvimento após as precipitações ocorridas no período. Nessas áreas seguem, os trabalhos de aplicações de inseticidas, visando ao controle de cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis).
Na de Ijuí, a colheita alcança próximo de 97% das lavouras na região, com pequena redução da produtividade em relação ao estimado inicialmente. A produtividade média atual na região, de acordo com o novo levantamento da Emater/RS-Ascar, é de 9.330 kg/ha.
Nas regiões de Erechim e Passo fundo, a colheita da cultura avançou pouco, e chega a 85% e 20% respectivamente. Na de Santa Maria, a colheita alcançou 52%.
Na de Pelotas, 58% dos cultivos estão em florescimento e enchimento dos grãos. A colheita atinge 26%. As lavouras continuaram recuperando o seu desenvolvimento vegetativo e reprodutivo bem como o enchimento dos grãos em razão da continuidade das chuvas. Os produtores seguem relatando a intensa presença de cigarrinha-do-milho, o que demanda tratamentos fitossanitários para controle.
Na de Santa Rosa, com a safra principal já colhida, o foco das observações recai totalmente sobre o desempenho do milho safrinha. Há desuniformidade no estande, associada ao estresse hídrico, o que tende a impactar diretamente a formação de espigas e o enchimento de grãos.
Na de Soledade, as chuvas do período favoreceram as lavouras de milho tardias. O monitoramento de cigarrinha indica alta incidência, e seguem registros de incidência pontual de lagarta-do-cartucho.
Comercialização (saca de 60 quilos)
Conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar, o preço do milho teve uma variação positiva de 1,13%, passando de R$ 57,31 para R$ 57,96 em média no Estado.
Fonte: Emater




