Em preparação para o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, que ocorrerá no próximo mês em Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu com o presidente e representantes da Croplife Internacional nesta quinta-feira (29), no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Na ocasião, Fávaro destacou que a principal mensagem a ser levada ao encontro dos ministros da Agricultura do G20 é que produzir e preservar não devem ser vistos como antagonistas, mas sim como elementos que precisam caminhar juntos. “Não adianta aumentar a produtividade se não preservarmos; nosso objetivo deve ser garantir a estabilidade climática”, afirmou.
O presidente do Conselho da Croplife Internacional, Lívio Tedeschi, destacou a importância mundial da agricultura e pecuária, e enfatizou que os ministros do G20 devem buscar um alinhamento nas diretrizes para o uso de novas tecnologias sustentáveis, bem como estratégias internacionais conjuntas. “A inclusão desta recomendação nas políticas de cada país presente no G20 é essencial para seguir com uma estratégia de ação que envolva produtividade e comércio”, expressou.
Presente na reunião, o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Júlio Ramos, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as entidades representativas e o Governo Federal no encontro.
Outro assunto debatido foi a organização da COP 30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro de 2025. O ministro da Agricultura afirmou que o Brasil está trabalhando com foco no futuro do agronegócio e destacou a mensagem que deve ser levada para a COP 29, que acontecerá neste ano em Baku, capital do Azerbaijão. “Precisamos mostrar que o Brasil está produzindo de forma mais sustentável, por meio de estratégias claras; sabemos para onde estamos indo. Podemos aumentar nossa produção com sequestro de carbono”, disse Carlos Fávaro.
Participaram da reunião o assessor especial do ministro, Carlos Augustin; a diretora de Negociações e Análises Comerciais, Ana Lúcia Oliveira; o presidente do Conselho da CropLife Brasil e vice-presidente sênior de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina, Sergi Vizoso-Sansano; o presidente executivo da CropLife Brasil, Eduardo Leão; entre outros.
Fonte: MAPA