Em parceria com o Grupo Supra Pesquisa, Afonso Pires, diretor técnico da Semillas Pire vem monitorando a resistência de plantas daninhas em áreas cultivadas com soja no Paraguai.

Segundo Afonso, algumas espécies em especial vêm apresentando resistência ao controle químico com herbicidas, sendo que a resistência mais perceptível é encontrada nas espécies de Bidens sp. e Conyza sp. A resistência observada é com relação ao uso dos herbicidas Glifosato e Paraquat, sendo que o picão (Bidens sp.) vem apresentando resistência ao primeiro herbicida, enquanto que a buva (Conyza sp.) vem apresentando resistência a ambos.

Veja Também: Buva – atenção ao aumento do banco de sementes no nosso sistema produtivo!

Ele ainda chama atenção para algumas particularidades da lavoura, onde no mesmo ambiente, são encontradas lado a lado plantas de buva resistentes e susceptíveis ao uso de paraquat na dessecação, apresentando alta população de plantas daninhas nas áreas de cultivo. Outras plantas daninhas como a guanxuma (Sida sp.) e o caruru (Amaranthus sp.) também apresentam resistência significativa ao glifosato em algumas lavouras do Paraguai.



Confira o vídeo abaixo. 


Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrecht, aqui.


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedin

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.