De acordo com informações levantadas pelo Projeto SIGA-MS, executado pela Aprosoja/MS, na data de 6 de dezembro de 2024, a área plantada alcançou 99,4% em Mato Grosso do Sul.A região centro está com o plantio mais avançado, com média de 99,4%, enquanto a região sul está com 99,6% e a região norte com 98,8% de média. A área plantada até o momento, é de aproximadamente 4,4 milhões de hectares.
Até 6 de dezembro de 2024, os municípios com o plantio menos avançado são Aparecida do Taboado, Jaraguari e Porto Murtinho, com 95% da área plantada.
Todas as regiões do estado estão em pleno desenvolvimento fenológico. Nas regiões sudoeste, oeste, nordeste, norte, centro, sudeste, as condições são majoritariamente boas, variando de 90,5% a 98,2%. As condições regulares nestas regiões variam entre 0,9% e 6,1%, e as condições ruins são de 3,4%. Por outro lado, as regiões sul-fronteira e sul apresentam condições abaixo do potencial das demais regiões. Nestas áreas, pode-se encontrar lavouras com até 6,7% em condições ruins. As condições regulares variam entre 16% e 18,5%, e as boas condições estão entre 77,2% e 80%.
De acordo com o coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, iniciamos o período reprodutivo no dia 08/11 no estado, conforme a escala realizada com os dados do plantio. “Nesta semana, começa o período mais importante para a soja: o enchimento de grãos, que vai de 13/12 até 28 de março. É necessário que haja chuvas leves a moderadas no Estado durante esse tempo. Além disso, é crucial que o produtor mantenha seu calendário de aplicação para pragas e doenças. A colheita deste ano está prevista para começar na penúltima semana de janeiro. No entanto, a maior concentração da colheita está prevista entre 14 e 21 de março, com 86% do total. A colheita deve continuar até o dia 18 de abril”.
A meteorologia indica que em grande parte do estado, há previsão de sol e variação de nebulosidade. Há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e localmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios, com destaque para as regiões centro-sul, norte e leste/nordeste do Estado. Essa situação meteorológica ocorre devido ao deslocamento da frente fria, aliado a disponibilidade de umidade. Devido a atuação da frente fria, as temperaturas não ultrapassam os 28°C principalmente no sul do Estado.
Mais informações sobre o cenário das lavouras de soja e de milho, clima e mercado de grãos podem ser obtidas clicando aqui .
Fonte: Crislaine Oliveira / Aprosoja MS