De acordo com Cody Gerlach, diretor de vendas estratégicas da Barchart, a venda de grãos nos Estados Unidos está passando por uma acentuada mudança, na qual as plataformas digitais estão ganhando destaque.

“Na Barchart, observamos que 16% das ofertas foram inseridas pelos agricultores através de um aplicativo digital”, observa.

Em palestra ministrada no evento Top Farmers, o executivo da Barchart destacou esse e outros assuntos, como o perfil das propriedades americanas e custos de produção. Com sede no coração do distrito financeiro de Chicago, a Barchart é líder global em tecnologia financeira, fornecendo dados de mercado e serviços para os setores financeiro, de mídia e de commodities em todo o mundo.

Acompanhe a seguir os principais trechos da entrevista:

Qual o perfil das propriedades rurais dos Estados Unidos? 

Atualmente, há cerca de 1,9 milhão de fazendas nos Estados Unidos, das quais 95% delas são propriedades familiares. Do total de terras agrícolas, 75% são utilizadas para soja, gado ou milho.

Como estão os custos de produção nos Estados Unidos?

Os custos dos fertilizantes, de certa forma, diminuíram. Nessa mesma linha, o preço dos equipamentos está diminuindo. Outro ponto favorável é que os preços das sementes e dos químicos estão relativamente estáveis. Por outro lado, a mão de obra continua cara e é difícil encontrar força de trabalho. Há também a questão do Crop Insurance, no qual 90% dos produtores aderem ao seguro safra.

Dentro deste contexto, como está o retorno para o produtor rural americano?

O custo de produção da maioria dos agricultores é superior ao preço de mercado atual na bolsa de Chicago. Estudo da Iowa State University mostra que os preços à vista estão abaixo de quatro dólares por bushel. Então, há retornos negativos se a terra não pertencer totalmente ao produtor rural.

De que forma o produtor rural americano comercializa os grãos? 

A forma como eles vendem os grãos está mudando. Os agricultores estão cada vez mais confortáveis em vender grãos pelas plataformas digitais. Na Barchart, observamos que 16% das ofertas foram inseridas pelos agricultores através de um aplicativo digital. Esse movimento está sendo protagonizado pelos grandes produtores, mas os pequenos produtores também utilizam as plataformas digitais.

Para finalizar, quais fatores irão ditar o ritmo do mercado? 

Há ventos favoráveis e ventos contrários ao mercado. Dentro deste contexto, destacam-se a demanda interna e externa, o valor do dólar, produção no Brasil e nos Estados Unidos, conflitos internacionais e eleições nos Estados Unidos, entre outros fatores.

Fonte: Assessoria de Imprensa Barchart



 

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