Os portos do Paraná registram nesta semana uma movimentação recorde de fertilizante em um único navio no cais público. O Persistence Diva atracou no início do mês no Porto de Paranaguá com um carga em torno de 70.760 toneladas de sulfato de amônio.
A última movimentação recorde de fertilizante no cais público aconteceu em 21 de abril deste ano. O navio CSSC BRIGHT descarregou 64.199 toneladas.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os portos de Paranaguá e Antonina são uma das principais portas para fertilizantes no país. “Entre as vantagens que oferecemos está a prestação de serviço de modo eficiente, a disponibilidade para diálogo e um dos maiores parques industriais e de armazenagem do Brasil”, afirma.
Atualmente, a capacidade estática de armazenagem passa de 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá, o produto pode ser descarregado em três berços que são preferenciais no cais público (comercial) ou em qualquer outro berço que esteja livre. Além disso, há dois berços que atendem o setor no píer privado (Fospar) e outros dois berços em Antonina.
Fonte: Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná, 12/10/2023 disponível no Portal da GlobalFert