InícioDestaqueNematicida biológico da Corteva Agriscience obtém registro para três novos alvos em...

Nematicida biológico da Corteva Agriscience obtém registro para três novos alvos em soja, milho e algodão

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia, os nematoides podem causar prejuízos anuais de até R$ 36 bilhões, com perdas superiores a 50% nas lavouras de soja e de até 35% no milho. Para auxiliar os agricultores no controle aos nematoides nas principais culturas agrícolas com mais eficiência, o nematicida biológico Lumialza™, da Corteva Agriscience, obteve, recentemente, registro para três novos alvos. Agora os agricultores podem realizar o tratamento de sementes com a solução para controlar o nematoide-das-galhas (Meloidogyne javanica) em soja, do nematoide-das-lesões (Pratylenchus zeae) em milho e do nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis) em algodão.

Os nematoides são pragas que agem diretamente nas raízes das plantas, impedindo a absorção de água e nutrientes, com característica de resistência a qualquer condição climática e responsáveis por favorecerem a incidência de outras doenças, causando perdas produtivas severas nas lavouras, tornando-se um dos principais desafios para os agricultores na missão de manter o bom desempenho das culturas.

“Com o registro de Lumialza™ para novos alvos, os agricultores têm uma ferramenta mais completa para realizar o manejo de nematoides nas lavouras. E, agora, os cotonicultores também podem ter acesso ao produto, já que a solução possui registro para o nematoide reniforme, uma das espécies mais relevantes na cultura do algodão. Trata-se de mais uma forma de simplificar o dia a dia do produtor rural em busca de produtividade e rentabilidade no campo”, afirma Dante Queiroz, líder do Portfólio de Tratamento de Sementes da Corteva Agriscience.

O nematoide-das-galhas possui a característica de engrossar o sistema radicular, causando a redução do crescimento e amarelecimento das folhas, enquanto o nematoide-das-lesões traz grande distribuição e presença severa de plantas hospedeiras, ocasionando necroses e podridões. Por fim, o nematoide reniforme é marcado também pelo amarelecimento das folhas, redução no porte das plantas e impacto na produtividade.

Eficiência no controle aos nematoides

Lumialza™ é um nematicida biológico que possui a bactéria Bacillus amyloliquefaciens (cepa PTA-4838), organismo que ocorre naturalmente e coloniza a região da raiz para criar uma barreira biológica contra uma ampla gama de nematoides nocivos, sem interrupção das atividades de organismos benéficos ao solo, oferecendo uma proteção eficiente logo no início do estabelecimento da cultura, podendo estender-se por mais de 80 dias.

Além dos novos alvos, o produto é indicado para o controle de outras raças de nematoides-das-galhas (como o meloidogyne incognita), os nematoides-de-cisto (Heterodera glycines) e nematoides-das-lesões-radiculares (Pratylenchus spp), em soja e milho, ativando a produção de hormônios na planta, proporcionando maior desenvolvimento radicular e da parte aérea. O nematicida promove uma absorção maior de água e nutrientes por parte das culturas, proporcionando um crescimento mais saudável e vigoroso.

“Recentemente, a utilização de soluções biológicas na agricultura vem sendo adotada em larga escala, inclusive no controle de nematoides. Os nematicidas biológicos possuem a vantagem de possuírem bactérias que colonizam a raiz da planta, formando uma barreira de proteção contra as espécies. E, por conta desta característica, a população de bactérias se desenvolve na mesma escala que a planta, oferecendo proteção em todo o estágio vegetativo das culturas. Por isso, o produtor que fizer o tratamento completo de sementes com Lumialza™ pode ter certeza da eficácia no manejo desta praga”, ressalta Queiroz.

Sobre a Corteva 

A Corteva, Inc. (NYSE: CTVA) é uma empresa global de capital aberto e 100% agrícola que combina inovação líder do setor, elevado envolvimento com o cliente e execução operacional para fornecer soluções lucrativas para os desafios agrícolas mais urgentes do mundo. A Corteva gera preferência de mercado vantajosa por meio de sua estratégia de distribuição exclusiva, junto com seu mix equilibrado e globalmente diversificado de sementes, proteção de cultivos e produtos e serviços digitais. Com algumas das marcas mais reconhecidas na agricultura e um pipeline de tecnologia bem posicionado para impulsionar o crescimento, a empresa está comprometida em maximizar a produtividade dos agricultores, enquanto trabalha com stakeholders em todo o sistema alimentar, cumprindo sua promessa de enriquecer a vida daqueles que produzem e daqueles que consomem, garantindo o progresso para as próximas gerações. Mais informações disponíveis em www.corteva.com

Siga a Corteva no Facebook, Instagram, LinkedIn, TwitterYouTube.

Fonte: Assessoria de Imprensa Corteva



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares