Estudo realizado pela Embrapa nas principais regiões produtoras do País avaliou que os custos de produção em lavouras de soja com plantas daninhas resistentes ao glifosato podem subir, em média, de 42% a 222%, principalmente pelo aumento de gastos com herbicidas e pela perda de produtividade da soja (Embrapa).
O capim-amargoso é uma planta daninha que cresceu rapidamente em importância na agricultura brasileira nos últimos anos, sendo responsável por causar prejuízos na produtividade e aumento no custo de produção, gerando consequentemente, uma menor lucratividade ao produtor.
Mas qual dano é causado à soja por diferentes populações de capim-amargoso?
O trabalho dos autores: Adriana Cologni Salvalaggio (PIBIC/Ações Afirmativas/Fundação Araucária/Unioeste), Neumárcio Vilanova da Costa (Orientador), Silvio Douglas Ferreira, Jaqueline de Araujo Barbosa e Anderson Marcel Gibbert da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Centro de Ciências Agrárias/Marechal Cândido Rondon, PR avaliou este dano.
Como resultado, no gráfico abaixo demonstra-se a capacidade de redução da produção da soja, em populações da daninha variando de 0 a 56 plantas por metro quadrado (0; 7; 14; 28 e 56 plantas m-2).
Figura 1. Produtividade da soja (kg ha-1) em função da densidade de plantas de capim-amargoso (plantas m-2).
Os níveis de dano econômico estimado para a cultura da soja em competição com o capim-amargoso podem ser observados na Figura 2.
Figura 2. Nível de dano econômico (NDE) de plantas de soja, em função das variáveis preço da soja sc 60 Kg (R$) e custo de controle (R$).
De acordo com os autores a produtividade da soja em competição com o capim-amargoso (Digitaria insularis L.) reduziu 45,8% já na menor densidade (7 plantas m-2), com decréscimo de 2,29% a cada planta m-2 presente na área. Ainda de acordo com os autores o nível de dano econômico (NDE) para a cultura da soja variou de 1,4 a 6,8 plantas de capim- amargoso m-2.
O trabalho original pode ser encontrado nos anais do 3o Encontro anual de iniciação Cinetifica, Tecnologica e Inovação da Unioeste. Para acessar os anais do evento, clique aqui.