A qualidade e a assertividade na distribuição das sementes na hora do plantio impactam diretamente o estabelecimento das plantas e o sucesso da lavoura. Com foco em melhorar essa operação e, assim, ajudar o produtor rural brasileiro, a FertiSystem, empresa especializada em tecnologias para o plantio e fertilização, lança a linha Orbix, composta por discos e anéis projetados para sistemas de dosagem mecânica de sementes. Voltado principalmente para modelos de plantadeiras com dosadores horizontais, o sistema reduz falhas na distribuição, facilita o ajuste de peças e contribui para uma maior estabilidade operacional durante toda a operação.

Os discos da nova linha apresentam alvéolos com chanfros específicos, que melhoram o fluxo no interior dos dosadores. “A geometria deles foi desenhada para evitar o acúmulo de tensão sobre as sementes, o que pode levar a quebras e, consequentemente, comprometer a uniformidade do estande de plantas. Os anéis funcionam como espaçadores, mantendo a espessura padronizada de 8,50 mm entre as peças — medida considerada ideal para o desempenho do sistema”, explica Augusto Gomes, engenheiro mecânico e responsável técnico pelo projeto na empresa.

Segundo ele, a proposta do projeto foi eliminar variações que afetam diretamente a qualidade da semeadura. “Os discos e anéis foram desenhados para garantir uniformidade de encaixe e estabilidade durante a operação, com o mínimo de interferência do operador no ajuste fino do sistema”, explica o engenheiro.

A linha Orbix é compatível com uma ampla variedade de plantadeiras que utilizam dosadores mecânicos horizontais, seja por acionamento elétrico ou por tração mecânica. Um diferencial é a padronização visual por cores, que permite ao operador identificar rapidamente os modelos corretos para cada cultura. “Isso reduz erros na seleção de peças e agiliza a troca de componentes, especialmente em contextos de mudança de variedade ou região de plantio”, destaca o especialista.

Na prática, o sistema atende a uma necessidade frequente no campo: evitar retrabalho e minimizar o tempo de máquina parada por ajustes mal dimensionados. A combinação entre encaixe padronizado, facilidade de identificação e menor desgaste dos componentes visa ampliar a previsibilidade no desempenho do dosador e melhorar a qualidade do plantio, sem exigir adaptações complexas.

Em uma operação de larga escala, variações milimétricas podem afetar a distribuição de sementes em milhares de hectares. A estabilidade do sistema se traduz em economia de tempo, menor índice de falhas por linha e, potencialmente, melhor aproveitamento do potencial produtivo da lavoura.

O uso de materiais plásticos de alta durabilidade e baixa fricção também foi adotado para prolongar a vida útil das peças e manter o desempenho mesmo após várias safras. “Nosso objetivo foi desenvolver um sistema funcional, que se encaixe na rotina do produtor e resolva problemas práticos do dia a dia, como perda de tempo com ajustes, falhas na linha de plantio e desgaste prematuro das peças”, conclui Gomes

Sobre

Com sede em Passo Fundo/RS, a FertiSystem surgiu em 2002 para trazer soluções inteligentes para o plantio. Atualmente, está presente em 95% das indústrias de máquinas e implementos agrícolas do Brasil. A empresa é formada por um grupo técnico especializado, focado em pesquisa, inovação e tecnologias aplicadas no plantio e na fertilização do solo.

Fonte: Assessoria de Imprensa FertiSystem



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.