InícioDestaqueNova tecnologia inovadora para controle de nematoides do solo

Nova tecnologia inovadora para controle de nematoides do solo

A produção agrícola enfrenta diversos desafios, especialmente relacionados a incidência de pragas e doenças de solo, que causam danos consideráveis às culturas. O solo é a base para os cultivos agrícolas, abrigando uma vasta diversidade de microrganismos, a maioria benéficos. Contudo, os nematoides fitopatogênicos, vermes microscópicos presentes no solo, se alimentam das raízes das plantas, resultando em perdas significativas de produtividade.

De acordo com um dos últimos levantamentos da Sociedade Brasileira de Nematologia para os próximos dez anos, se nada for feito, as perdas podem chegar a R$ 870 bilhões somados por conta destes parasitas, somente na cultura da soja. Isto significa que, a cada 10 safras, uma inteira será perdida para os nematoides (Plant Health Care Brasil, 2024).

A fim de combater esses parasitas, a Plant Health Care, líder de produtos biológicos, lançou no Brasil o TEIKKO, um nematicida composto por peptídeos utilizando a tecnologia PREtec (Plant Response Elicitor Technology). Trata-se de uma tecnologia inovadora e disruptiva que oferece uma alternativa no controle de nematoides, com controle superior em relação a outros produtos biológicos, inibindo o desenvolvimento de nematoides nas raízes e reduzindo sua população no solo.

Além disso, a tecnologia permite o tratamento de sementes sem interferir com outros produtos químicos ou biológicos. Com a capacidade de estimular a expressão de genes envolvidos na biossíntese de metabólitos secundários, ocasionando a redução do ataque às raízes e inibindo a eclosão de ovos de nematoides, consequentemente, preservando a população de plantas, o vigor e o desenvolvimento da cultura.

A tecnologia possui registro para o controle de nematóides-das-leões (Pratylenchus brachyurus) em soja. De acordo com a Plant Health Care, resultados dos ensaios realizados mostram que TEIKKO é eficaz na redução de infestação de nematoides e proporciona incremento na produtividade. A tecnologia PREtec proporciona uma abordagem inovadora e sustentável para a proteção de cultivos, promovendo uma agricultura mais rentável e ecologicamente responsável.



Referências:

COLETIVA ON LINE. PANORAMA INFESTAÇÃO DE NEMATOIDES E LANÇAMENTO PIONEIRO PARA A SOJA. Acesso em: 28/05/2024.

PLANT HEALTH CARE BRASIL. 2º Fórum Sanidade Soja reúne pesquisadores em torno do controle de nematoides. LinkedIn, 2024. Disponível em: < https://www.linkedin.com/posts/plant-health-care-brasil_rompendoasbarreirasdaprodutividade-agro-agronegaejcio-activity-7199363716142743552-ARks?utm_source=share&utm_medium=member_desktop >, acesso em: 28/05/2024.

Foto de capa: Waldir Pereira Dias

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares