Com a intensificação pecuária no Brasil, cresce também a demanda por soluções práticas e eficientes para o armazenamento de forragens que são utilizadas, principalmente nos períodos de inverno, para a alimentação do rebanho. De olho nesse cenário, a Nortène, empresa com mais de 43 anos de expertise no agronegócio, lança um silo-bolsa de menor tamanho, com seis pés, para silagem e grãos úmidos.

A tecnologia, já consagrada em países como Argentina, Uruguai e Bolívia, começa a ganhar espaço também no Brasil por sua praticidade e custo-benefício. “O novo modelo é direcionado principalmente a produtores de pequeno e médio porte, cooperativas e associações rurais, e se destaca por garantir menor perda de forragem e maior qualidade do alimento”, explica, Bruno Rossafa, formado em Ciências Agrícolas pela UFRRJ, especialista da Nortène.

O lançamento tem capacidade média de 90 toneladas e comprimento de 60 metros. Além disso é fabricado com filme de alta resistência, sendo que o material oferece proteção contra perfurações, radiação UV e condições climáticas extremas, como chuvas intensas ou calor excessivo. “Ao criar um ambiente hermético, a tecnologia evita a entrada de ar, umidade e pragas, permitindo que a silagem passe por um processo de fermentação ideal, preservando seu valor nutricional e aumentando a palatabilidade para o gado”, relata o profissional.

Menor perda, maior retorno

Um dos principais diferenciais do silo-bolsa é a redução das perdas relacionadas à vedação. Enquanto os silos convencionais podem apresentar quebras superiores a 30%, esse tipo de tecnologia, mantém a silagem aproveitável praticamente em sua totalidade.

Outro atrativo do sistema é a simplicidade operacional. A embutidora utilizada no processo pode ser operada com tratores de 65 a 70 HP, dispensando máquinas pesadas e grandes equipes. “Isso facilita a adoção da tecnologia em propriedades com menor estrutura e também permite uma distribuição estratégica do armazenamento, conforme o manejo do rebanho”, ressalta o especialista. “Além da silagem, a bolsa também pode ser usada para armazenar grãos úmidos, secos e subprodutos, aumentando a versatilidade do sistema”, completa.

O silo-bolsa conta com o Nortène Experience, um programa exclusivo que visa garantir a máxima eficiência e desempenho em cada etapa do processo. Através dele, o cliente recebe entrega assistida no campo, com suporte especializado desde o início, ou seja, há o treinamento das equipes, para capacitar os profissionais envolvidos na instalação e uso correto do produto, monitoramento pós-instalação, assegurando que tudo funcione conforme o esperado e um atendimento técnico contínuo. “Essa iniciativa reforça o nosso compromisso com a qualidade, o resultado e a satisfação de seus clientes”, finaliza Rossafa.

Grupo Nortène – Com mais de 43 anos de expertise e sede em Barueri/SP, a Nortène é referência em soluções para o agronegócio e proteção ambiental, atuando com tecnologia de ponta, sustentabilidade e responsabilidade. A empresa se destaca no desenvolvimento e fornecimento de uma ampla gama de produtos essenciais, incluindo: Geomembranas (para irrigação, piscicultura, aterros sanitários, mineração e biodigestores); Filmes agrícolas de alta performance (para estufas, hortaliças e fruticultura); Lonas para silagem e fardos de algodão; Silo-bolsa para armazenagem temporária de grãos e silagem; Filme especial para enfardamento de algodão – Polimanta Wrap. A Nortène tem como compromisso: “Proteger mais e produzir melhor com responsabilidade”, promovendo eficiência, sustentabilidade e segurança em cada etapa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nortène



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.