A Nutrien Ltd anunciou que está avaliando Geismar, Louisiana, como o local para construir a maior instalação de amônia limpa do mundo. Com base na experiência da empresa na produção de amônia com baixo teor de carbono, a amônia limpa será fabricada usando tecnologia inovadora para alcançar uma redução de pelo menos 90% nas emissões de CO 2 . O projeto seguirá para a fase de projeto de engenharia de front-end (FEED), com uma decisão final de investimento prevista para 2023. Se aprovada, a construção da instalação de aproximadamente US$ 2 bilhões começaria em 2024 com produção total prevista para 2027.

A nova planta de amônia limpa alavancaria gás natural de baixo custo, acesso à água das marés aos mercados mundiais e infraestrutura de captura e sequestro de carbono de alta qualidade em sua instalação existente em Geismar, LA para atender à crescente demanda nos mercados agrícolas, industriais e de energia emergentes. A planta deverá ter uma capacidade de produção anual de 1,2 milhão de toneladas métricas de amônia limpa e capturar pelo menos 90% das emissões de CO 2 , sequestrando permanentemente mais de 1,8 milhão de toneladas métricas de CO 2 em armazenamento geológico dedicado por ano. A nova planta usará a tecnologia de reforma térmica automática para atingir a menor pegada de carbono de qualquer planta nessa escala e tem o potencial de fazer a transição para emissões líquidas zero com modificações futuras.

“Nosso compromisso com o desenvolvimento e uso de amônia limpa e de baixo carbono é proeminente em nossa estratégia de fornecer soluções que ajudarão a cumprir as metas de descarbonização do mundo, ao mesmo tempo em que abordamos de forma sustentável a insegurança alimentar global. A liderança na produção de amônia limpa desempenhará um papel fundamental no alcance de nossas metas de redução de emissões de Escopo 1 e 2 para 2030, como parte de nosso Plano Alimentar o Futuro”, disse Ken Seitz, presidente e CEO interino da Nutrien.

A Nutrien assinou um termo de compromisso com a Denbury Inc., um parceiro confiável há quase uma década, que permitiria a expansão do volume existente de capacidade de sequestro de carbono nas imediações de sua instalação de Geismar, se selecionado como o local final de construção.

“A Nutrien está posicionada de maneira ideal para fornecer mercados emergentes globais de amônia limpa e desenvolver um caminho para uma cadeia de suprimentos descarbonizada”, disse Raef Sully, vice-presidente executivo e CEO de Nitrogênio e Fosfato da Nutrien. “Temos o prazer de fazer parceria com a Denbury nesta iniciativa, devido ao nosso histórico estabelecido de cooperação. É outro exemplo de como estamos aproveitando nossa experiência em amônia de baixo carbono para descarbonizar o setor agrícola, ajudando a alimentar e abastecer de forma sustentável o futuro”.

A Nutrien também assinou uma Carta de Intenções para colaborar com a Mitsubishi Corporation para a venda de até 40% da produção esperada da planta para entrega ao mercado de combustível asiático, incluindo o Japão, assim que a construção estiver concluída.

A Nutrien está comprometida com o desenvolvimento de amônia limpa e de baixo carbono para acelerar rapidamente a descarbonização de setores difíceis de diminuir, como agricultura, uso industrial de amônia, geração de energia e combustível marítimo. Como um dos maiores comerciantes de amônia do mundo por transporte marítimo, a Nutrien anunciou em 2021 um acordo de colaboração com a EXMAR para desenvolver e construir em conjunto uma das primeiras embarcações marítimas de baixo carbono movidas a amônia para ajudar a descarbonizar o transporte marítimo. A Nutrien também está envolvida com o Departamento de Energia dos EUA e outros parceiros para explorar a produção flexível de amônia limpa usando ar, água e eletricidade renovável variável.

Fonte: World Fertilizer em 24/05/2022, disponível no Portal GlobalFert

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.