Nesta safra, uma planta daninha se destacou em meio ao cultivo da soja. Infestações com Trapoeraba (Commelina benghalensis) foram observadas em lavouras de soja, se tornando um problema para a cultura. O Professor da Universidade Federal do Paraná Alfredo Albrecht chama atenção para a planta daninha e sua capacidade de infestação das áreas de soja.
Figura 1. Planta de Trapoeraba.

Segundo ele a Trapoeraba é uma planta complexa, tendo produção de sementes subterrâneas e aéreas, apresentando fácil multiplicação. O momento onde há maior incidência da planta daninha (período de senescência da soja), torna a Trapoeraba um problema para a cultura sucessora, sendo de difícil controle quando encontrada em cultivos como o milho por exemplo.
Veja também: Tecnologias para acabar com as plantas daninhas
Alfredo ainda ressalta a importância do manejo da planta daninha, dando ênfase para o uso de herbicidas pré-emergentes. Contudo deve-se cuidar plantas daninhas resistentes, e manejar de forma correta o sistema produtivo utilizando um manejo “continuado” de plantas daninhas.
Confira o vídeo abaixo.
Inscreva-se agora no canal dos Professores Alfredo & Leandro Albrecht, aqui.
Referências:
MOREIRA, H. J. C.; BRAGANÇA, H. B. N. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS INFESTANTES, CULTIVOS DE VERÃO. Campinas, SP, 2010.
Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.