De acordo com o Imea, a área de milho para a safra 24/25 em MT foi consolidada em 7,26 mi de ha em ago/25. O Instituto analisou as imagens geradas via geoprocessamento, o que apontou incremento de 1,80% em relação à última estimativa e de 6,29% ante ao ciclo passado.
Esse crescimento reflete, principalmente, a valorização no preço do milho no momento de planejamento da temporada, tornando a cultura mais atrativa para os produtores, especialmente em relação ao gergelim e ao sorgo, culturas para as quais o milho havia perdido espaço na safra 23/24. Já a produtividade, nesta estimativa houve um ajuste técnico em decorrência da ponderação das áreas, ficando em 126,27 sc/ha, 9,27% maior em relação à safra 23/24.
Dessa forma, com a consolidação da área e a produtividade estimada para este ciclo, a produção da temporada 24/25 está projetada em 55,00 mi de t, aumento de 16,14% em relação ao ciclo 23/24, representando a maior produção da série histórica do Imea.
ACRÉSCIMO: a moeda norte-americana exibiu valorização de 0,58% ante a última semana, diante dos novos acordos comerciais feitos pelos Estados Unidos.
MENOR: a diferença do preço em Mato Grosso MILHO e em Chicago encurtou 13,09% na semana, ficando em R$ -9,28/sc.
PROGRESSO: a colheita do milho avançou 6,02 p.p. na última semana, atingindo 96,38% da área para a safra 24/25, com um atraso de 3,53 p.p. ante a última safra.
O Imea atualizou em ago/25, a estimativa de oferta e demanda de milho para a safra 24/25
A expectativa de oferta para o ciclo ficou projetada em 55,10 mi de t, aumento de 13,13% ante a safra passada, impulsionado pela produção recorde registrada em MT.
Quanto à demanda, a estimativa é de 53,70 mi de t, apresentando incremento de 10,48% em relação à safra anterior, impulsionado, principalmente, pela maior projeção de exportação para o ciclo.
A expectativa aponta 28,05 mi de t, alta de 15,90% em relação ao que foi visto na safra 23/24. Já o consumo MT foi projetado em 17,41 mi de t, acréscimo de 6,72% em relação à safra passada, correspondendo por 32,42% da demanda. Diante desse cenário, os estoques finais para o ciclo 24/25 foram previstos em 1,41 mi de t, reflexo da ampla produção no estado. Com isso, a atual temporada se consolida como recorde não apenas em termos de produção, mas também de demanda e estoques, que superaram até mesmo o da safra 22/23.
Confira o Boletim Semanal do Milho n° 859 completo, clicando aqui!
Fonte: Imea