A baixa disponibilidade hídrica pode ser considerada o principal fator limitante da produtividade de culturas agrícolas como a soja. Visando contornar esse fator, tem-se intensificado os investimentos em irrigação e manejo da água nos últimos anos. Como a água é considerada um recurso escasso e universal, há certa preocupação com a utilização desse recurso na agricultura, sendo necessário um adequando manejo da irrigação para evitar desperdícios de água e potencializando o aumento produtivo de culturas como a soja.

Com isso em vista, um dos principais objetivos de sistemas de cultivo irrigados é o aumento da eficiência da irrigação e uso da água. Um dos parâmetros relacionados a eficiência de uso da água por uma planta é a produtividade da água.  A produtividade da água busca quantificar o retorno unitário obtido de cada unidade de volume de água utilizado na produção de determinado produto (Brito, 2007).

Em outras palavras, a produtividade da água pode ser definida como a quantidade de água necessária para produzir determinada quantidade de produto. Normalmente, se tratando de culturas agrícolas, essa variável é expressa em m³/t, ou seja, o volume de água (em metros cúbicos) necessário pra produzir uma tonelada de grãos.

O aumento da eficiência do uso da água por plantas é fator de estudo por diversos autores. Além de auxiliar no posicionamento de culturas, tratos culturais e manejo da irrigação, conhecer parâmetros como esse, aliado a atributos como total de água disponível no solo (TAW) pode contribuir para o manejo da irrigação, especialmente em períodos de estiagem.



O TAW de um solo é obtido em função da diferença entre a capacidade de campo (CC) e o ponto de murcha permanente (WP) do solo, multiplicados pela espessura da camada ocupada pelo sistema radicular da planta (Zr). O intervalo compreendido entre TAW e a água facilmente disponível (RAW) representa a água disponível no solo. Quando o conteúdo de água do solo fica abaixo da linha do RAW, pode-se dizer que há a ocorrência de déficit hídrico.

Figura 1. Ilustração do total de água disponível (TAW) em um perfil de solo homogêneo, de 70 cm de profundidade, incluindo a umidade de saturação, a lâmina de água na capacidade de campo e ponto de murcha permanente (mm) e a depleção permitida para que não ocorra estresse nas plantas (linha tracejada, em vermelho), (Petry et al., 2020).

Fonte: Petry et al. (2020)

Montovani et al. (2009), destacam que o fator de disponibilidade de água tem como objetivo limitar parte da água disponível no solo que a planta possa utilizar sem que sejam observadas perdas de produtividade na cultura em decorrência de estresse hídrico. Para o cultivo de grãos o fator de disponibilidade mais utilizado varia entre 0,4 e 0,6; ou seja, 40 a 60% do TAW.

Logo, visando um manejo eficiente da irrigação, o monitoramento do conteúdo de água do solo pode ser uma interessante estratégia para irrigar ou não a cultura.



Cabe destacar que assim como os níveis de fertilidade do solo, a disponibilidade hídrica atua como fator limitante da produtividade, uma vez que a água é um insumo necessário para o processo fotossintético e produção de fotoassimilados, contudo, é preciso atentar para o manejo da irrigação, principalmente visando evitar irrigações desnecessárias e o aumento da eficiência de uso da água.

Referências:

BRITO, R. A. L. DISPONIBILIDADE E PRODUTIVIDADE DA ÁGUA: UM DESAFIO PARA O SÉCULO 21. I Simpósio de Pesquisa em CiênciasAgrárias no Semi-Árido Mineiro, 2007. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/55790/1/Disponibilidade-produtividade.pdf >, acesso em: 15/12/2021.

MONTOVANI, E. C. et al. IRRIGAÇÃO: PRINCÍPIOS E MÉTODOS. UFV, ed. 3, 2009.

PETRY, M. T. et al. IRRIGAÇÃO DE MILHO: ENTENDA QUANDO É NECESSÁRIA A IRRIGAÇÃO, QUANTO DE ÁGUA APLICAR E A IMPORTÂNCIA DISSO PARA A PRODUTIVIDADE DE MILHO. Sementes Biomatrix, 2020. Disponível em: <https://blog.sementesbiomatrix.com.br/fertilidade-e-nutricao/produtividade-agricola/irrigacao-de-milho/>, acesso em: 15/12/2021.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.