Valor Bruto de Produção (VBP) da soja para Mato Grosso
O Imea divulgou a segunda projeção de 2023 do Valor Bruto de Produção (VBP) da soja para Mato Grosso. A nova projeção aponta um incremento de 5,74% no comparativo com a estimativa passada e 9,80% ante ao observado ano passado, e ficou previsto em R$ 110,21 bilhões. Além disso, a soja participou 50,27% do total previsto para o VBP da agropecuária do estado e 59,29% no share da agricultura mato-grossense. O aumento no VBP da oleaginosa está atrelado a manutenção dos altos patamares de preço e, principalmente, a estimativa de supersafra em Mato Grosso, que deve ter uma produção recorde de 44,30 milhões de toneladas, alta de 8,48% em relação à safra 21/22. Por fim, para a próxima projeção do VBP, o preço da soja deve influenciar na estimativa, visto a constante desvalorização do valor da soja no mercado de Mato Grosso.
Confira os destaques do Boletim:
QUEDA DO DÓLAR: com a divulgação do novo arcabouço fiscal brasileiro pelo governo federal, o dólar apresentou queda de 2,13% no comparativo semanal.
PREÇO EM MT: devido à maior disponibilidade do grão no estado e a baixa demanda, o indicador Imea exibiu declínio de 5,02%, em relação à semana passada.
CEPEA: acompanhando o mercado internacional e o alto volume de soja disponível, o preço Cepea caiu, ficando cotado a uma média de R$ 152,56/sc.
O USDA divulgou a primeira intenção de área de soja para a safra 23/24 nos EUA
No próximo mês (maio.23), os EUA iniciarão a semeadura da soja no país e a primeira projeção de área apontou um incremento de 1,35% no comparativo com a safra passada, e ficou prevista em 35,41 milhões de ha para a temporada 23/24. O mercado esperava um aumento de área em relação à divulgação do Outlook em fev.23, no entanto, a projeção se manteve igual. Apesar de a estimativa apontar alta na área, o principal termômetro para como será a temporada é o clima, que segue em aberto. Desse modo, analisando os dados do NOAA para os próximos três meses, espera-se que os volumes de chuvas fiquem acima da média histórica em boa parte das regiões produtoras, o que, se for confirmado, vai favorecer o plantio no país. Por fim, ainda é muito cedo para definir um cenário para a safra norte-americana, no entanto, se tudo ocorrer dentro do previsto, o país poderá produzir um volume recorde de soja.
Fonte: Boletim semanal n° 743 – Soja – IMEA