China anunciou que está retendo as compras de produtos agrícolas dos EUA, fazendo Trump emitir uma mensagem aos fazendeiros. Os produtores norte-americanos estão novamente no meio da disputa comercial EUA-China. Este conflito, que foi repetidamente definido como um dos mais importantes da história, coloca frente a frente o maior produtor mundial de soja (Estados Unidos), com o maior comprador de oleaginosas (China). É por isso que muitas das medidas afetam diretamente os produtores.
O Ministério do Comércio chinês suspendeu as compras de produtos agrícolas dos EUA e o gigante asiático não exclui impor tarifas sobre as importações agrícolas dos EUA compradas após 3 de agosto. “As empresas chinesas relacionadas suspenderam as compras de produtos agrícolas dos EUA,” disse o Ministério do Comércio da China em uma declaração on-line lançada logo após a meia-noite em Pequim, na terça-feira.
Em resposta ao recente aumento tarifário da Trump, a China decidiu desvalorizar a sua moeda, elevando a tensão nas negociações entre os dois poderes.
Fonte: T&F Agroeconômica