Estimativa de safra
De acordo com a estimativa do Imea para a safra 22/23 do algodão em MT, a área estimada para a cultura permanece em 1,18 milhão de hectares, mesma área consolidada na safra 21/22. Esse cenário de manutenção na área se deve às incertezas quanto à economia global, que tende a diminuir o consumo pela pluma, somadas às expressivas desvalorizações no preço da pluma na bolsa de NY, desmotivando o investimento dos produtores na fibra.
No que se refere à produtividade média, a projeção permaneceu em 278,26 @/ha, e deve variar de acordo com fatores como as condições climáticas e a janela ideal de semeadura. Por fim, considerando a área e a produtividade citadas, o relatório prevê uma produção de 4,91 milhões de toneladas para Mato Grosso, quantidade que é 12,19% maior do que o consolidado da safra 21/22, devido à expectativa de maior rendimento para o ciclo.
Confira os destaques do boletim:
BAIXA: reflexo da desvalorização do dólar nos últimos dias, a paridade de jul/23 apresentou baixa de 0,98% no comparativo semanal, precificada na média de R$ 155,35/@.
REDUÇÃO: com os sinais de moderação do aperto monetário por parte do Banco Central americano, o dólar corrente exibiu queda de 1,52% em relação à semana passada.
DESVALORIZAÇÃO: sem sinais de reação por parte da demanda do subproduto, o preço do caroço disponível em MT exibiu baixa de 1,09% na semana.
Os números de empregos para as indústrias têxteis no Brasil em 2021 exibiram aumento
Os números de empregos para as indústrias têxteis
no Brasil em 2021 exibiram aumento. Conforme os dados do Ministério do Trabalho, no ano de 2021, os empregos para a indústria têxtil no Brasil somaram 51,30 mil postos de trabalho, alta de 4,56% quando comparados com os números de 2020. Vale ressaltar que esse incremento no número de vínculos ativos do setor foi puxado pelo estado de Santa Catarina, que exibiu no comparativo anual um incremento de 8,31% no número de funcionários.
Em relação aos principais estados que atuam na atividade têxtil, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais se destacam, sendo responsáveis por 54,58% dos empregos nacionais de 2021. No que tange a Mato Grosso, o estado exibiu redução em sua participação, uma vez que os altos patamares do preço da fibra desestimularam a atividade no estado. Por fim, diante das incertezas quanto a economia global, a Conab estima uma redução de 2,08% no consumo brasileiro da fibra em 2022 ante 2021, cenário que pode impactar nos números de empregos deste ano.
Fonte: Boletim semanal n° 654 – Algodão – IMEA