InícioDestaquePanorama do Agro - Semana de 11 a 15 de março

Panorama do Agro – Semana de 11 a 15 de março

1. População ocupada no agronegócio atinge recorde em 2023.

2. Inflação registra alta de 0,83% em fevereiro.

3. Clima: previsão indica volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte do País.

Previsão indica volumes de chuva maiores que 50 mm em grande parte do País. Segundo o
Inmet, no período de 19/03 a 27/03, a previsão para a região Sul é de chuvas maiores que 50 mm em  todos os estados. Porém, pouca chuva está prevista para o extremo sul do Rio Grande do Sul. Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuvas, mas que podem ser localmente fortes em áreas do Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuva. Para a Região Norte, deve haver acumulados maiores que 60 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, a expectativa é de volumes de chuva inferiores a 30 mm. Para a Região Nordeste, a previsão é de chuva em forma de pancadas que podem superar os 90 mm no centronorte da região e podem ser localmente fortes. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

4. Milho 2ª safra tem 86,2% da área plantada. Para a soja, colheita alcança 55,8%.

Milho 2ª safra tem 86,2% da área plantada. Para a soja, a colheita alcança 55,8%. De acordo com o Progresso de Safra divulgado pela Conab, até o dia 10, 86,2% da área de milho segunda safra foi plantada. Em Mato Grosso, Paraná e em Goiás, a semeadura está sendo finalizada. Em Mato Grosso do Sul, as condições climáticas afetam a evolução contínua da semeadura e verificam-se, pontualmente, lavouras em estresse hídrico.

Para a soja, o progresso de colheita está em 55,8%. Em Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, as condições climáticas favoreceram a colheita. Em Mato Grosso e no Paraná, as chuvas reduziram o ritmo da colheita. No Rio Grande do Sul, as chuvas esporádicas contribuíram para o bom desenvolvimento. A maioria das regiões apresenta incidência de doenças, especialmente, ferrugem asiática

 

5. Preços da soja e do milho apresentam leve alta no início de março.

Preços da soja e do milho apresentam leve alta no início de março. Mesmo com a intensificação da colheita, os preços da soja vêm subindo neste início de março, interrompendo o movimento de queda observado desde janeiro. As incertezas sobre a produção nacional de soja se mantêm, tendo em vista a produtividade irregular em grande parte dos estados brasileiros. As exportações estão aquecidas, sustentando os preços. No acumulado parcial do mês de março, os preços subiram 2,7%, com média de R$ 114,93/saca de 60 kg, segundo o indicador da Soja Cepea/Esalq – Paraná. Os preços do milho também têm subido, influenciados pelas valorizações externas. De modo geral, a liquidez ainda segue baixa. O indicador do milho Esalq/BM&FBOVESPA acumula, até o momento, média de R$ 62,92 por saca de 60 kg, patamar ligeiramente superior em relação ao fechamento de fevereiro.

6. Volatilidade extrema nas cotações de café, aproximação da safra brasileira e preocupações com a oferta global estão no radar.

7. Relação de troca para o produtor de bezerros piora na comparação anual.

8. Mercado do boi gordo segue pressionado.

9. Boa procura e alta nas cotações do suíno vivo e da carne suína.

10. Cotação da carne de frango sobe no atacado paulista na semana.

11. Abates de bovinos crescem 13,7% em 2023.

12. IBGE confirma aumento na captação em 2023 após queda abrupta em 2022.

13. Projeções indicam queda de 19% nas importações de leite em março.

14. Estabilidade no mercado da tilápia, mas demanda deve elevar com a Semana Santa.

Fonte: CNA AGRO – Panorama do Agro – Semana de 11 a 15 de março

FONTE

Autor:CNA

Site: CNA

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares