Relatório Semanal: Condições de tempo e cultivo (08 a 21 de novembro de 2022) – Departamento de Economia Rural – Deral – Paraná
Os dias entre 08 e 14 foram marcados por temperaturas elevadas, além da ocorrência de pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e ventos em algumas regiões do Estado. Na terçafeira (15), houve predomínio de tempo estável e ensolarado. A quarta-feira (16) amanheceu com temperaturas baixas, que aumentaram rapidamente no decorrer do dia, o que também ocorreu na quinta-feira (17). A sexta-feira (18) teve predomínio de sol e altas temperaturas por todo o Estado. O sábado (19) foi de altas temperaturas e ventos moderados em várias regiões. No domingo (20) e na segunda-feira (21), foram registrados pontos de chuva bem localizados e com trovoadas.
Na sequência, destacamos as condições nas diferentes regiões do Paraná, segundo os técnicos dos Núcleos Regionais SEAB/DERAL.
Região Norte
O plantio de soja está na reta final e deve se encerrar nos próximos dias. A maior parte das áreas já semeadas está em desenvolvimento vegetativo. A comercialização da soja está lenta e com poucas alterações de valor. O milho, assim como a soja, apresenta boas condições, beneficiado pelas condições climáticas favoráveis até o momento. Os produtores seguem fazendo o manejo com defensivos contra pragas e doenças.
Oeste e Centro-Oeste
Na região, a colheita de trigo foi finalizada e nos próximos dias deve ser finalizado o plantio de soja e milho. O excesso de chuvas, além de provocar o encrostamento da camada superficial do solo, o que dificulta a germinação, também atrasou o desenvolvimento inicial das plantas. Em algumas áreas foi necessário o replantio. Apesar desse cenário, o clima da última da semana favoreceu a desenvolvimento das culturas. retomada do desenvolvimento das culturas.
Noroeste
Os produtores de arroz irrigado estão terminando o plantio da safra 2022/23. As lavouras apresentam boas condições vegetativas, embora o custo de produção preocupe. O plantio de soja está na reta final e as lavouras apresentam bom desenvolvimento. O milho 1ª safra também está se desenvolvendo bem.
Sul
Seguem aceleradas as colheitas de trigo e cevada, esta última se encaminhando para o final. Devido ao clima instável durante seus ciclos, a produtividade e a qualidade desses produtos estão ficando abaixo do esperado em boa parte da região. Nestas regiões houve pedidos de PROAGRO. Espera-se uma elevação nos índices nas áreas que ainda restam para colher.
A maior parte das áreas de aveia está em senescência ou foi dessecada, visando sua utilização como cobertura para formação de palhada para o plantio direto das culturas de verão.
As atividades de plantio de soja, milho e feijão se intensificaram nos últimos dias, e as boas condições climáticas favoreceram a germinação e o desenvolvimento das culturas já implantadas, embora ainda estejam um pouco atrasadas no seu desenvolvimento. Apesar de ser a cultura com as melhores condições, o milho apresenta baixo desenvolvimento com algumas áreas com plantas amareladas.
Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral