De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a próxima semana tende a ser marcada por uma virada no tempo no Brasil, com o retorno das esperadas chuvas pelos produtores para iniciar o plantio das lavouras. A meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que o período entre 10 e 17 de outubro deve ser marcado por uma frequência maior de chuvas, desde o centro-sul até o centro-norte do Brasil, pegando inclusive áreas do Matopiba, embora de forma mais irregular.
Ludmila ressalta que ontem, o afastamento de uma frente fria que estava atuando no Centro-Sul do Brasil para o Oceano Atlântico deixou corredores de umidade, o que favoreceu pancadas de chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro, bem como em algumas áreas de Goiás, Mato Grosso, e Rondônia. Ela alerta que pode haver chuvas, nos próximos dias, na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, no litoral da Bahia, em áreas de Rondônia e do Acre.
O ingresso de uma massa de ar mais frio deixará o tempo mais aberto até próxima semana em grande parte do Brasil.
Ludmila destaca que, no dia 7, uma nova frente fria se formará no norte da Argentina e deverá atingir o Rio Grande do Sul. No dia 8, há risco de chuvas mais intensas no território gaúcho.
No dia 9, a frente fria segue atuando e pode haver chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul e oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, no sul de Goiás e no sul do Paraguai.
No dia 10, a frente fria começa a se afastar para o Oceano Atlântico, mas carrega corredores de umidade vindos da Amazônia, favorecendo chuvas na faixa centro-sul do Brasil e no Paraguai.
No dia 11, as chuvas devem atingir áreas desde o Rio Grande do Sul até grande parte de Minas Gerais e de Goiás.
Ainda segundo Ludmila, as chuvas deverão ser mais frequentes no Brasil a partir da segunda metade de outubro.
Fonte: Arno Baasch / Safras News