Tecnologias de produção para soja, milho e manejo do solo são os destaques da Embrapa Soja, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Emater (PR) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) no Superagro 2020, a ser realizado em Londrina (PR), de 21 a 23 de janeiro.  Nesta feira agrícola as quatro instituições de pesquisa e de extensão rural estarão reunidas no espaço dedicado à Ciência e a Tecnologia.

Os visitantes poderão dialogar com os técnicos e os pesquisadores sobre as novidades tecnológicas e conhecer as indicações para manejo de nematoides, cultivares resistentes a percevejos, controle biológico de pragas, coinoculação e rotação de culturas e plantas de cobertura. “Embora seja evidente o avanço dos processos produtivos nas últimas décadas, o produtor deve sempre buscar novidades tecnológicas para produzir mais, com menos e melhor”, diz o pesquisador André Prando, da Embrapa Soja.

No espaço de Ciência e Tecnologia haverá discussão com os visitantes sobre desenvolvimento da soja no Brasil e a legislação do uso de solos e agrotóxicos. Os pesquisadores também irão apresentar considerações sobre o futuro da produção e da demanda de soja no Brasil e no mundo. “Cientes de que o importante ao agricultor é o lucro e não a produtividade, vamos analisar as formas de auferir mais lucro via melhoria de gestão da propriedade, principalmente nas estratégias de compra das máquinas, dos insumos e na venda da produção”, ressalta Amélio Dall´Agnol, pesquisador da Embrapa Soja.

O “Espaço Ciência e Tecnologia” contará ainda com duas  palestras diárias, às 14h e às 15h. Esta é uma oportunidade para que os visitantes se atualizem, interagindo com técnicos e pesquisadores das instituições de pesquisa e extensão rural sobre os diversos desafios que serão abordados na área.



Programação de Palestras

  • Dia 21/01
    14h – Importância e manejo de nematoides – Espaço Ciência e Tecnologia
    Andressa Cristina Zamboni Machado – IAPAR
    15h –  Desenvolvimento da soja no Brasil – Espaço Ciência e Tecnologia
    Amélio Dall’Agnol – EMBRAPA
  • Dia 22/01
    14h – Legislação de solos e agrotóxico em benefício do Agricultor – Espaço Ciência e Tecnologia
    Andre Albanese – ADAPAR
    15h – Controle biológico de pragas – Espaço Ciência e Tecnologia
    Samuel Roggia – EMBRAPA
  • Dia 23/01
    14h – Soja: mais renda, mais sustentabilidade com MIP e MID – Espaço Ciência e Tecnologia
    Renan Ribeiro Barzan – EMATER
    15h – Coinoculação em soja – Espaço Ciência e Tecnologia
    André Mateus Prando – EMBRAPA

Serviço

Superagro 2020

Data: 21 a 23 de janeiro

Local: Estrada da Cegonha km 3 – Londrina/PR

Fonte: Embrapa

Texto originalmente publicado em:
Embrapa Soja
Autor: Lebna Landgraf - Embrapa Soja

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.