O avanço tecnológico no setor agropecuário, impulsionado por novas tecnologias, tem contribuído expressivamente para o aumento da produtividade, rentabilidade e sustentabilidade da produção agrícola. No entanto, as novas tecnologias associadas a elevada expectativa de produtividade têm requerido um novo perfil de profissionais no Agro.
Atualmente, o mercado vai além da procura por técnicos tradicionais, valorizando cada vez mais profissionais de perfil “híbrido”. Trata-se de especialistas capazes de integrar o saber agronômico, como o domínio do solo, das plantas e das condições climáticas, com competências em tecnologia e análise de dados (Jornal Berrante do Agro, 2025).
Nesse contexto, profissionais com perfis multidisciplinares tem sido cada vez mais requisitados no mercado do Agrícola. Além de profissionais com conhecimento técnico na área agrária, há uma crescente procura por profissionais capazes de trabalhar com dados, mas que também possuam a capacidade de transformar dados em decisões.
Em ambos os setores, os profissionais apresentam o nível de escolaridade como característica comum para o avanço de cargo. A pós-graduação tem sido uma alternativa para profissionais graduados avançar no mercado de trabalho. Se tratando de profissionais de dados, independentemente do nível profissional (júnior, pleno, sênior ou gestor), a maioria dos cargos mais altos são ocupados por profissionais com pós-graduação (figura 1).
Figura 1. Distribuição de nível de instrução formal por nível de cargo

Além disso, pesquisas demonstram que profissionais com pós-graduação tendem a ganhar quase o dobro em comparação a profissionais apenas com graduação (figura 2). Nesse contexto, muitos profissionais veem a pós-graduação como uma alternativa não só para o aumento salarial, como também para o progresso de carreira, especialmente se tratando de cargos mais elevados.
Figura 2. Rendimento médio por nível de instrução (em R$), em 2001 e 2004. Porcentagens indicam incremento de rendimento em relação ao nível anterior.
Como reflexo, na maioria das áreas profissionais a pós-graduação tem contribuído para o avanço profissional, tanto econômico quanto qualitativo em cargos do setor. No entanto, um dos maiores empecilhos para profissionais graduados realizarem a pós-graduação é o acesso a cursos alinhados as expectativas profissionais, de fácil acesso e flexíveis.
Visando mitigar essas limitações, o +Soja desenvolveu cursos de pós-graduação estruturados com foco no desempenho profissional, totalmente on-line, e com certificado reconhecido pelo MEC. Essa alternativa tem ajudado diversos profissionais do setor a alavancarem suas carreiras, resultando no aumento dos ganhos salariais e qualidade de trabalho. Clique no Banner abaixo e conheça a mais nova pós-graduação do +Soja, a pós a Pós-graduação em mitigação de estresses.
Clique no banner abaixo e garanta sua vaga.
Referências:
FACULDADE NOVOESTE. SALÁRIO DE QUEM TEM PÓS É QUASE O DOBRO DO GANHO DE QUEM SÓ TEM GRADUAÇÃO, MOSTRA PESQUISA. Campo Grande, MS: Faculdade NOVOESTE, 2025. Disponível em: < https://www.novoeste.edu.br/salario-de-quem-tem-pos-e-quase-o-dobro-do-ganho-de-quem-so-tem-graduacao-mostra-pesquisa >, acesso em: 12/01/2026.
INSPER. POR QUE UMA PÓS EM DATA SCIENCE PODE ACELERAR SUA CARREIRA (E SEU SALÁRIO)? INSPER, 2025. Disponível em: < https://www.insper.edu.br/pt/conteudos/dados/por-que-uma-pos-em-data-science-pode-acelerar-sua-carreira-e-seu-salario >, acesso em: 12/01/2026.
JORNAL BERRANTE DO AGRO. SALÁRIOS NO AGRO CHEGAM A R$ 75 MIL COM FOCO EM TECNOLOGIA E GESTÃO. Jornal Berrante do Agro, 2025. Disponível em: < https://jornalberrantedoagro.com.br/ultimas-noticias/salarios-no-agro-chegam-a-r-75-mil-com-foco-em-tecnologia-e-gestao/#:~:text=Sal%C3%A1rios%20no%20agro%20chegam%20a,gest%C3%A3o%20%2D%20Jornal%20Berrante%20do%20Agro >, acesso em: 12/01/2026.





