Para uma boa safra, é importante cuidar da etapa inicial, desde o tratamento de sementes (TS) até a semeadura e estabelecimento da cultura. Com os pós secantes de extrema qualidade, é possível obter uma semente de melhor plantabilidade desde o TS, trazendo a praticidade de uma semente mais pronta para o plantio.

De acordo com o engenheiro agrônomo Emanuel Soto, coordenador de pesquisa da Laborsan Agro, os pós secantes Labsec Superfluid Graf são compostos por minerais que conferem maior fluidez às sementes, garantindo uma finalização de secagem adequada para a operação do TS, além de garantir uma melhor plantabilidade (diminuição de sementes duplas e falhas na linha de plantio). “Esses pós secantes possuem um melhor poder ‘lubrificante’ que os pós-secantes comuns, tornando a superfície das sementes mais fluidas (lubrificadas) e melhorando a plantabilidade, o que permite uma semente ainda mais pronta para a semeadura, possibilitando até a dispensa da ação conhecida como grafitagem”, explica.

A fluidez que os pós secantes Labsec Superfluid Graf trazem às sementes é o que favorece a diminuição das irregularidades ‘duplas’ e ‘falhas’. A mensuração da redução de até 99% das irregularidades é atestada por meio de equipamentos que simulam implementos de semeadura e fazem a contagem das irregularidades detectadas.

Dentro deste contexto, a uniformidade do estande é fundamental para o sucesso da lavoura. Em algumas culturas, como por exemplo, milho, isso pode ser ainda mais crítico já que a cultura não apresenta a característica de compensar a desuniformidade do estande de plantas. “As irregularidades podem gerar diminuição de plantas/linha (‘falhas’), além de as ‘duplas’ poderem causar competições entre plantas, sendo que algumas podem se tornar improdutivas”, finaliza o coordenador de pesquisa da Laborsan Agro.

Soluções de alta tecnologia 

Entre as soluções que têm tecnologia 100% exclusiva da Laborsan Agro e resultados comprovados em diversos cultivos, destacam-se as tecnologias de revestimentos de sementes: Tecnologia Film-Coating Laborsan Agro® (polímeros e pós secantes, otimizadores do tratamento de sementes) e Tecnologia Incrustação e Peletização Laborsan Agro® (aglutinantes/”colas” e massas que agregam volume e peso às sementes). A destacar também as opções da tecnologia de Coloração para Agroquímicos e Sementes Laborsan Agro® (corantes, pigmentos e formulações especiais), fornecidos pela Laborsan Agro para diversas empresas de defensivos e fertilizantes do Brasil.

Foto: Divulgação Laborsan Agro

Com forte atuação no segmento de Tratamento de Sementes (TS), a Laborsan Agro é referência em soluções de alta tecnologia que possibilitam a otimização do TS e potencializam os resultados dos demais produtos utilizados na operação, possibilitando uma semente ainda mais preparada para os desafios que virão nas fases iniciais do cultivo.

A Laborsan Agro tem parceria com importantes instituições, como Fundação Meridional, Embrapa Soja, Embrapa Milho e Sorgo, UFPel, Fundação ABC.

Fonte: Assessoria de imprensa Laborsan Agro

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.