Durante o ciclo de desenvolvimento da soja no campo, diversas pragas podem atacar a cultura desde a germinação das sementes até a maturação fisiológica da planta. Mas você sabe quais as principais pragas da soja? Qual o dano que causam a sua lavoura? Quanto o controle dessas pragas representa no custo de produção? E como manejar essas pragas?

Figura 1. Danos causados por pragas desfolhadoras na cultura da soja.

As perdas por percevejos sugadores em soja chegam a 120 kg/ha por praga/m². Seu ataque se dá na fase reprodutiva da soja, atacando vagens e grãos, reduzindo a qualidade de semente (grãos chochos, manchados e pequenos).

Na safra 14/15 os custos extras com controle de Helicoverpa armigera no Estado do Mato Grosso chegaram a mais de 707 milhões segundo Machado, 2016. Seu ataque reduz até 40% da área foliar, o que pode acarretar em redução de 700 kg/ha em infestações no vegetativo (V3) e mais de 58 kg/ha com apenas 1 lagarta/m² em R3.

Pensando nisso, a equipe do Mais Soja Preparou para você uma Live sobre o tema, com dois dos principais pesquisadores da área, Dr. Juliano Farias (URI) e Dr. Germison Tomquelski (Fundação Chapadão).

 A Live vai acontecer no dia 27/05/2020, aproveite essa oportunidade de aprofundar seus conhecimento e garanta dicas exclusivas para melhorar o manejo de pragas da sua lavoura, diminuir custos e aumentar sua lucratividade.

Clique aqui e receba o lembrete da live.

Quer saber mais? Então curta a página do Mais Soja, acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, InstagramLinkedin

Não perca!!!

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.