Em meio a pandemia vivida em 2020, além da preocupação da população em sobreviver e superar o Coronavírus (COVID-19), a “possível” falta de mantimentos assombra os Brasileiros. Contudo, em nota, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) destaque que não é necessário estocar alimentos em casa, pois não há riscos de desabastecimento.

Mas por que em alguns Supermercados algumas prateleiras estão vazias?

Em meio ao caos vivido em virtude da pandemia, muitas pessoas em instinto de sobrevivência acharam por bem estocar o máximo de mantimentos possíveis em casa. Isso ocasionou um desabastecimento repentino em alguns supermercados que não esperavam esse comportamento dos consumidores. Contudo, a ABRAS ressalta que não é preciso se preocupar quanto a falta de mantimentos, o que tem ocorrido em virtude da pandemia é algumas dificuldades para reposição de produtos devido ao comportamento de compra dos consumidores e contratempos de logística, uma vez que os insumos para a produção de mantimentos não estão em falta.

Em entrevista à radio Aprosoja, o presidente da Aprosoja-MT e o vice-presidente da Aprosoja Brasil destacam que os produtores rurais não param, fazendo com que não faltem alimentos. Eles ainda destacam que muitas culturas estão em época de colheita e muitas ainda em fase de desenvolvimento no campo.

Confira a entrevista do presidente da Aprosoja MT clicando aqui.

Outro fato importante segundo o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz é conhecer da onde vem o maior requerimento por abastecimento, que segundo ele é proveniente da própria China que se estabiliza da pandemia, o que causa um aquecimento no abastecimento. A estimativa da Aprosoja Brasil é que só nessa safra cerca de 70% da produção seja comprada pela China.

O trabalho dos agricultores Brasileiros não garante tranquilidade apenas ao nosso país, mas a grande parte do mundo, pois especialistas citam que o número de pessoas que nos pais alimenta esteja próximos de 1,5 bilhão de pessoas, o que equivale a um Brasil e uma China juntos.


Fica aqui o nosso agradecimento a todos envolvidos com a rede de alimentação do Brasil, desde a produção até as vendas/entregas aos consumidores. como seria sem o trabalho árduo de todos vocês?


 

Referências:

APROSOJA MATO GROSSO. Radio Aprosoja. Disponível em: http://www.aprosoja.com.br/comunicacao/audio/coronavirus-nao-vai-parar-producao-no-campo, acesso em: 26/03/2020.

Associação Brasileira de Supermercados. Nota Oficial. Disponível em: https://www.abras.com.br/clipping.php?area=20&clipping=70372, acesso em 26/03/2020.

Companhia Nacional de Abastecimento. Estoques. Disponível em: https://www.conab.gov.br/estoques, acesso em: 26/03/2020.

Redação: Maurício Siqueira dos Santos – Eng. Agrônomo.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.