O mês de Março foi marcado pelo baixo volume de chuvas e baixa disponibilidade hídrica do solo em muitas regiões de cultivo, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil, afetando negativamente os cultivos de verão, em sua maioria, em final de ciclo.

Considerando a necessidade de melhorar as condições hídricas do solo para as culturas que sucedem a soja, é fundamental o aumento do volume de chuvas nessas regiões. Conduto, conforme previsões de tempo trazidas pelo pesquisador Fábio Marin, há uma tendência de baixo volume acumulado de chuvas para essas regiões, durante a primeira quinzena de Abril. No entanto, há uma boa probabilidade da ocorrência de bons volumes acumulados para as regiões Centro-Oeste e Norte do país (figura 1).

Figura 1. Previsão de chuva acumulada para a primeira quinzena de Abril.
Fonte: Prof Fábio Marin

Com relação aos prognósticos climáticas para Abril como um todo, as previsões indicam uma tendência desfavorável à ocorrência de chuvas, com anomalias de precipitação de indicam chuvas abaixo de média histórica para a maioria do Brasil, com exceção da região Norte do país (figura 2), fato que pode prejudicar as lavouras de milho, segunda safra.

Figura 2. Previsão de anomalias de precipitação (mm) para Abril de 2025.
Fonte: INMET (2025)

Associado ao baixo volume de chuvas, há uma tendência para o próximo trimestre de temperaturas acima da média, o que favorece a evaporação de água no solo, reduzindo a sua disponibilidade hídrica e resultando em um ambiente desfavorável ao crescimento vegetal.

Confira as atualizações climáticas trazidas por Fábio Marin em mais um Boletim do Sistema Tempocampo/Esalq.


Inscreva-se agora no canal Prof Fábio Marin clicando aqui!


Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.