Conforme atualizações do Consórcio Antiferrugem, dia 18/12/2024 foi relatada a ocorrência do primeiro caso de ferrugem-asiática em lavoura de soja no Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente, já foram registrados 25 casos de ocorrência de ferrugem-asiática em lavouras comerciais a nível nacional. Destes, 19 casos foram relatados no Paraná, quatro em São Paulo e um em Minas Gerais e um no Rio Grande do Sul (Encruzilhada do Sul).
Figura 1. Mapa de dispersão dos casos de ferrugem-asiática safra 2024/2025. Atualização 19 de Dezembro de 2024.
Dos casos relatados até então, a maioria foi observado em soja em período de enchimento de grãos (R5), período sensível da cultura a estresses bióticos e abióticos. Além dos casos registrados de ocorrência em lavouras comerciais, há relatos da presença de esporos da ferrugem em áreas agrícolas, o que demonstra a necessidade de intensificar o monitoramento e práticas de controle nas áreas próximas aos casos relatados. O caso observado no RS ocorreu em soja no estádio vegetativo (Vn).
Figura 2. Ocorrência dos casos de ferrugem-asiática por estádio fenológico da soja. Atualização 19 de Dezembro de 2024.
Clique aqui e confira as atualizações do Consórcio Antiferrugem
Você tem dúvidas no posicionamento dos fungicidas? Quer tirar dúvidas com quem entende do assunto? Clique no Banner abaixo a saiba mais.
Referências:
CONSÓRCIO ANTIFERRUGEM. MAPA DE DISPERSÃO. Consórcio Antiferrugem: parceria público-privada no combate à ferrugem asiática da soja, 2024. Disponível em: < http://www.consorcioantiferrugem.net/#/main >, acesso em: 19/12/2024.