Felizmente mais uma safra se aproxima do fim, dando início a mais um ciclo produtivo. A safra 2020/2021 de soja nos ensinou a nunca subestimar as condições de clima e ambiente, sendo que diversas dificuldades foram observadas ao longo da safra em virtude da variabilidade climática e ambiental.
Contudo, o conhecimento e experiência técnica e de campo possibilitou que técnicos e produtores caminhassem para mais uma safra recorde, fazendo com que a soja desempenhe mais uma vez significativo papel econômico em diversas propriedades brasileiras.
Em uma pequena retrospectiva da safra, o Professor da UFPR e Supervisor do Grupo Supra Pesquisa Leandro Albrecht, lembra que dentre as adversidades encontradas na safra 2020/2021, podemos destacar períodos de seca dificultando a semeadura e implantação das lavouras no campo resultando no atraso de semeadura entre outros fatores. Dificuldades frente ao manejo e controle de plantas daninhas, pragas e doenças também foram observadas, principalmente sob condições climáticas adversas, tais como baixa radiação solar e elevada umidade relativa do ar.
Além de dificuldades no estabelecimento das lavouras, muitas regiões sofreram com condições inadequadas no período de colheita da soja, perdendo qualidade e quantidade de grãos em virtude de períodos de chuva. Em algumas regiões, tornou-se necessária a realizar a dessecação em pré-colheita da soja.
Contudo, em meio a tantas dificuldades e adversidades, grandes aprendizados enriqueceram o conhecimento de muitos técnicos e produtores, os preparando para a próxima safra. Ainda que o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas tenha sido extremamente dificultoso na safra 2020/2021, para a próxima safra a experiência adquirida na safra 2020/2021, poderá auxiliar na obtenção de boas produtividades e maior rentabilidade da soja cultivada.
Cabe destacar que desafios como o manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas e o abortamento de legumes da soja entre outros, ainda farão parte das próximas safras, entretanto, cabe a nós adequar o manejo da cultura a fim de melhor superar essas dificuldades.
Confira o vídeo abaixo com as dicas do Professor e Pesquisador Leandro Albrecht.