InícioDestaqueProduzindo soja lucrativa e sustentável: Case Soybean Money Maker

Produzindo soja lucrativa e sustentável: Case Soybean Money Maker

A crescente demanda por alimentos fez com que houvesse a necessidade de intensificar os sistemas agroalimentares a fim de reduzir/acabar com a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição em todas suas formas. Nesse sentido, temos o desafio de produzir mais alimentos, aumentar a segurança alimentar e preservar o ambiente garantindo às gerações futuras. Dessa forma, surge o Campeonato Soybean Money Maker (SMM), com objetivo de identificar as práticas de manejo que permitem aos produtores elevar o índice de sustentabilidade da propriedade, maximizando o lucro, reduzindo o impacto ambiental e aumentando a eficiência produtiva.

A metodologia utilizada no SMM possibilita comparar lavouras de todos os estados do Brasil através da eficiência produtiva. Ou seja, a eficiência produtiva de cada lavoura indica o quanto a lavoura está produzindo em relação ao máximo que poderia produzir, ou seja, a distância do potencial de produtividade. Valores de eficiência produtiva em torno de 80% indicam lavouras com alta eficiência, ou seja, lavouras que já atingiram a sua produtividade exporável (80% do Pp ou Ppa).

Figura 1. Esquema de como são comparadas as lavouras, as barras azuis representam o potencial de produtividade e as barras verdes a produtividade real das lavouras, demostrando que o mais eficiente é o que está mais próximo do seu potencial de produtividade e não quem tem maior produtividade.

O potencial de produtividade limitado por água (Ppa) de acordo com as lavouras do Soybean Money Maker na safra 2022/2023, indicou que as regiões Leste de Paraná, Norte do Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, Minas Gerais, e Sudoeste da Bahia apresentaram bons potenciais produtivos limitados pela água, variando de 98 a 115 sacas/hectare. Entretanto, o Rio Grande do Sul apresentou grande variação nos potenciais, o que se deve a variabilidade climática existente na safra. Neste caso, valores maiores foram observados no Leste do estado (80-97 sacas/hectare) e valores menores na porção Oeste, com variação de 9 até 44 sacas/hectare).

Figura 2. Potencial de produtividade limitado pela água das lavouras do Soybean Money Maker na safra 2022/2023 no Brasil. Fonte: Equipe FieldCrops, 2023.

O potencial de produtividade limitado pela água das lavouras do Soybean Money Maker na safra 2022/2023 foi de 5,2 t/ha, similar ao potencial de produtividade estimado pelo GYGA (www.yieldgap.org) para o Brasil. No entanto, a lacuna de produtividade no Soybean Money Maker foi de 22%, inferior à lacuna média das lavouras de soja no Brasil, que é de 45%, indicando que existe uma intensificação sustentável nessas lavouras.

Figura 3. Potencial e lacuna de produtividade para o Brasil e potencial e lacuna de produtividade das lavouras Soybean Money Maker na safra 2022/2023. Fonte: Equipe FieldCrops.

Portanto, é possível aumentar a produção de soja em 58 milhões de toneladas na atual área agricultável no Brasil utilizando boas práticas de manejo, o que representaria uma área cultivada de 17 milhões de hectares de soja.


Figura 15. Eficiência produtiva das lavouras do Soybean Money Maker, safra 2022/2023. A linha preta tracejada indica o valor médio com maior eficiência no uso de recursos e retorno econômico.

Referências Bibliográficas:

FERIGOLO ALVES, A ET AL. CAMPEONATO SOYBEAN MONEY MAKER: A REVOLUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA LAVOURA DE SOJA. 3 ED. SANTA MARIA, 2023. 249P


Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares