Previsão Agrometeorológica* (25/09/2023 a 02/10/2023)

N-NE: São previstos volumes de chuva maiores que 50 mm apenas no Noroeste do AM e Extremo Oeste do AC. Em grande parte do PA, AP e TO haverá predomínio de tempo seco e sem chuvas. Na região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuvas, o que continuará favorecendo a maturação e colheita do feijão e milho terceira safras na região do Sealba, onde parte das lavouras de milho em enchimento de grãos permanecerão sob restrição hídrica.

CO: Previsão de tempo estável e sem chuvas, com valores de umidade do ar inferiores a 30%, o que favorecerá a finalização da colheita da safra 2022/23. No fim de semana, ocorrerão pancadas de chuva em grande parte da região, especialmente no Sul de MT e de GO. Entretanto, a umidade no solo continuará baixa para a semeadura e início do desenvolvimento da soja.

SE: O tempo ficará seco e sem chuvas, principalmente no Centro e Norte de MG e Oeste de SP. No Sul e Leste da região, podem ocorrer temporais e trovoadas em grande parte dos dias, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm no Sul de MG e entre o ES e RJ. No geral, as condições serão favoráveis para a finalização da safra de grãos 2022/23, além da cana-de-açúcar e do café.

S: Previsão de acumulados de chuva significativos no início da semana, que poderão ultrapassar 80 mm no RS, SC e Sul do PR. Após essas chuvas, o tempo ficará seco no RS, favorecendo a recuperação de parte dos cultivos de inverno e a realização dos tratos culturais. As instabilidades permanecerão em SC e PR, contribuindo para a elevação da umidade no solo. No geral, as condições serão favoráveis para o milho 1ª safra em início do desenvolvimento.

Progresso da Safra 23/24:

SOJA

1,5% semeado. Em MT, o plantio começa a ganhar ritmo, principalmente nas regiões oeste e meio-norte do estado. No PR, o plantio alcança 6% da área prevista e as lavouras apresentam bom desenvolvimento inicial. Em MS, o plantio foi iniciado após o fim do vazio sanitário, mas interrompido na última semana devido à falta de previsões de chuvas significativas e do aumento das temperaturas.

MILHO 1° SAFRA

18,3% semeado. Em MG, o plantio ainda é incipiente, concentrado apenas em áreas irrigadas e destinadas à produção de sementes. No RS, as precipitações ocorridas não permitiram o avanço significativo na área semeada. Grandes áreas tiveram redução de estande devido a problemas na germinação decorrentes do excesso de chuvas. Os tratos culturais também têm sido prejudicados em várias regiões do estado. Com a proximidade do término do período ideal da semeadura, muitas áreas podem ser direcionadas para a soja. No PR, o plantio já ultrapassa a metade da área prevista, com a maioria em boas condições. Devido às fortes precipitações ocorridas no início do mês, algumas mesorregiões tiveram falhas na germinação do cereal. Em SC, o plantio avança em todas as regiões. A maioria das lavouras apresenta boas condições, apesar do aumento de pressão de pragas, principalmente a cigarrinha e o tripes.

Fonte: Conab



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.