No meio ambiente, é comum observar interações simbióticas e associativas entre plantas e microrganismos, visando a sustentabilidade e estabilidade do ecossistema. Uma dessas interações ocorre entre plantas e fungos de solo, tendo como resultado a formação de micorrizas arbusculares.

As micorrizas arbusculares são associações entre as raízes de mais de 90% das espécies vegetais e um grupo de fungos de solo, os Glomeromycetes, ou Fungos Micorrízicos Arbusculares. Quando em contato com a raiz, as hifas prégerminativas do fungo se expandem e diferenciam-se em apressórios e, em seguida, crescem no córtex radicular para posteriormente se diferenciarem em arbúsculos (Stoffel et al., 2022).

Segundo Stoffel et al. (2022), a formação de micorrizas arbusculares possibilita o aumento do volume de solo explorado pelo sistema radículas das plantas, contribuindo para ao aumento da absorção de água e nutrientes do solo, possibilitando o incremento da produtividade, maior estabilidade produtiva e tolerância a períodos de déficit hídrico. Em contrapartida, ocorre a transferência de 4% a 20% dos fotoassimilados produzidos pelas plantas para os fungos micorrízicos arbusculares.



No caso da cultura da soja, além dos benefícios já citados anteriormente, resultados de pesquisas evidenciam que a relação entre planta e fungos micorrízicos arbusculares podem resultar em outros ganhos para a cultura, tais como maiores tolerâncias à acidez do solo, aumento da biomassa microbiana e atividade biológica do solo, entre outros, demonstrando que as micorrizas podem exercer importante contribuição para a produção de soja. Confira na tabela 1 os principais benefícios dos fungos micorrízicos arbusculares para a cultura da soja.

Tabela 1. Resultados de estudos envolvendo a resposta da soja à inoculação de fungos micorrízicos arbusculares em diferentes condições de cultivo.

FMA = Fungos Micorrízicos Arbusculares Fonte: Stoffel et al. (2022)

Contudo, uma série de fatores, especialmente ambientais podem exercer influência sobre a interação entre plantas e fungos micorrízicos. Logo, visando o uso de fungos micorrízicos arbusculares para a promoção de micorrizas em soja, deve-se atentar para o posicionamento dessa ferramenta no campo.

Vale destacar que além dos benefícios diretos proporcionados pelas micorrizas, possibilitando a maior absorção de água e nutrientes do solo, estudos demonstram que alguns fungos micorrízicos podem inclusive atuar na produção de plantas, contribuindo para a melhoria da sanidade das plantas.


Veja mais: Micorrizas – entenda o que são e como auxiliam na agricultura


Quer saber mais sobre micorrizas? Confira o curso que a Equipe Mais Soja preparou para você. Clique no Banner abaixo.

Referências:

STOFFEL, S. C. G. et al. INOCULANTES MICORRÍZICOS ARBUSCULARES PARA A CULTURA DA SOJA. Embrapa Soja, Bioinsumos na Cultura da Soja, cap. 10, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/soja/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1143066/bioinsumos-na-cultura-da-soja >, acesso em: 01/02/2023.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.