InícioDestaqueQual a demanda nutricional para cultura do trigo?

Qual a demanda nutricional para cultura do trigo?

A cultura do trigo requer uma variedade de nutrientes para seu crescimento e desenvolvimento. As necessidades nutricionais do trigo podem variar dependendo da fase de crescimento da planta e das condições específicas do solo, clima e práticas agrícolas.

A tabela abaixo mostra a quantidade de nutrientes que a cultura do trigo necessita para produzir 1 tonelada de grãos, o índice de colheita e a extração dos nutrientes. O trigo, como outras culturas, é caracterizado por uma absorção mais precoce de nutrientes em relação à matéria seca. A partir disso, enquanto até a antese se acumula cerca de 40-45% da biomassa aérea total, o acúmulo de N na floração representa 70-75% da maturidade total à fisiológica. No caso do P, a cultura absorve até a antese entre 75-85% do total acumulado. Para S, o acúmulo pré-antese representa cerca de 50-60% do total S total.

Tabela 1. Necessidades nutricionais (kg de nutrientes para produzir uma tonelada de grão expresso em umidade comercial (14%) e extração (kg de nutrientes por tonelada grão). O índice de colheita representa a proporção do nutriente total absorvido pelo planta destinada a grãos.
Retirado e adaptado de: Manual del cultivo de trigo / Bernardette Abadia … [et al.];

Os valores nutricionais apresentados na tabela são valores médios, variando conforme a disponibilidade de nutrientes, rendimento e interação com outros fatores. Para saber os valores reais exportação de um lote, deve-se medir a concentração no grão correspondente a ele.

Cada sistema de produção tem suas condições específicas. A demanda nutricional do trigo é crucial para garantir uma produção agrícola eficiente, sustentável e de alta qualidade, além de permitir implementar estratégias de fertilização adequadas para otimizar o fornecimento de nutrientes e maximizar o rendimento da cultura. A utilização de técnicas de manejo do solo, como a rotação de culturas, o uso de adubação verde e a aplicação precisa de fertilizantes, pode contribuir significativamente para o equilíbrio nutricional no solo e o sucesso da produção de trigo.

Referências Bibliográficas

Manual del cultivo de trigo / Bernardette Abadia … [et al.]; compilado por Guillermo A. Divito; Fernando Oscar García; editado por Guillermo A. Divito; Fernando Oscar García. – 1a ed. compendiada. – Acassuso: International Plant Nutrition Institute, 2017. 224 p.; 28 x 19 cm. ISBN 978-987-46277-3-5.

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares