Em média, a planta de soja necessidade de 450 mm a 800 mm de água durante seu ciclo de desenvolvimento (Pas Campo, 2005). A variação do requerimento hídrico pode ocorrer principalmente em função da cultivar e ambiente de cultivo, estando condicionada ainda a interferência de fatores climáticos como temperatura, umidade relativa do ar, vento e radicação solar incidente.

A deficiência hídrica, especialmente nos períodos mais sensíveis da cultura pode implicar em limitação ou até mesmo redução da produtividade da soja, sendo assim, conhecer o requerimento hídrico da cultura é essencial para o melhor posicionamento de cultivares e práticas de manejo como a irrigação. De modo geral, os períodos mais sensíveis da soja a ocorrência de déficit hídrico após a germinação são os períodos da floração e enchimento de grãos.

Uma das formas de estimar o requerimento hídrico da soja durante esses períodos é por meio da evapotranspiração da cultura. A evapotranspiração consiste na quantificação dos valores de água transpirados pela cultura e evaporados pelo solo. Tendo em vista que o solo é o principal meio responsável por armazenar água e de onde as plantas a absorvem, e evaporação do solo também deve ser considerada na forma de evapotranspiração para efeito de quantificação do requerimento hídrico da soja.



Segundo Berlato et al. (1986), durante o ciclo de desenvolvimento da soja, o período reprodutivo é o que apresenta maior evapotranspiração, corroborando a afirmativa de que esse é o período mais sensível da soja a ocorrência de déficits hídricos (Figura 1). Embora possa variar um pouco em virtude dos fatores citados anteriormente, conforme Pas Campo (2005), o maior consumo de água pela soja ocorre durante o período da floração e enchimento de grãos, podendo a evapotranspiração alcançar até 8 mm dia-1.

Figura 1. Evapotranspiração diária (ET) em diferentes estádios do desenvolvimento da soja.

Fonte: Berlato et al. (1986), Apud. Seixas et al. (2020)

Avaliando os padrões de evapotranspiração da cultura da soja, Curto; Covi; Gassmann (2019) observaram que durante o período reprodutivo da soja (de R1 a R3 e de R3 a R4), a evapotranspiração diária de padrão da cultura é em média de 5,0 e 5,7 mm dia-1 respectivamente, com uma evapotranspiração padrão total acumulada respectiva de 54,6 e 96,9 mm, corroborando a afirmação do maior requerimento hídrico da cultura durante esse período.

Tabela 1. Evapotranspiração real da colheita (ETa), evapotranspiração de referência da cultura (ET0) e evapotranspiração da colheita de soja em condições padrão (ETc), média (mm.dia-1) e acumulada (mm) para diferentes estádios da cultura da soja.

Adaptado: Curto; Covi; Gassmann (2019)

Com base nos resultados obtidos por Curto; Covi; Gassmann (2019) e as afirmações de Pas Campo et al. (2005), é possível dizer que a evapotranspiração diária da cultura da soja durante o período reprodutivo da cultura varia de 5 a 8 mm dia-1. Sendo assim, o posicionamento de cultivares, especialmente em áreas não irrigadas devem seguir as orientações presentes no Zoneamento Agrícolas de Risco Climático, a fim de reduzir riscos climáticos durante os períodos mais sensíveis da soja.


Veja mais: Zoneamento Agrícola de Risco Climático – ferramenta indispensável para reduzir riscos


Referências:

BERLATO, M.A.; MATZENAUER, R.; BERGAMASCHI, H. EVAPOTRANSPIRAÇÃO MÁXIMA DA SOJA E RELAÇÕES COM A EVAPOTRANSPIRAÇÃO CALCULADA PELA EQUAÇÃO DE PENMAN, EVAPORAÇÃO DO TANQUE “CLASSE A” E RADIAÇÃO SOLAR. Agronomia Sulriograndense, Porto Alegre, v.22, n.2, p.243-259, 1986.

CURTO, L; COVI, M. GASSMANN, M. I. EVAPOTRANSPIRACIÓN REAL Y PATRONES DE EXTRACCIÓN DE ÁGUA DEL SUELO DE UN CULTIVO DE SOJA (Glycine max). Rev. FCA UNCUYO, n. 51, 2019. Disponível em: < http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1853-86652019000200010&lang=en>, acesso em: 31/01/2022.

 PAS CAMPO. AS Campo. MANUAL DE SEGURANÇA E QUALIDADE PARA A CULTURA DA SOJA. Embrapa, Transferência de Tecnologia, 2005. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/25249/1/MANUALSEGURANCAQUALIDADEParaaculturadesoja.pdf >, 31/01/2022.

SEIXAS, C. D. S. et al. TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE SOJA. Embrapa Soja, 2020. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1123928/1/SP-17-2020-online-1.pdf >, acesso em: 31/01/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.