InícioDestaqueQual espécie de percevejo o Telenomus podisi prefere parasitar?

Qual espécie de percevejo o Telenomus podisi prefere parasitar?

Os percevejos fazem parte do grupo das principais pragas da soja, sendo frequentemente encontrados em lavouras dessa oleaginosa, especialmente no período reprodutivo da cultura onde a praga apresenta maior potencial em causar danos. Os danos decorrentes do ataque de percevejos em soja podem ser tanto de ordem quantitativa quando qualitativa.

A praga pode causar redução da produtividade da soja e da qualidade das sementes, afetando componentes de produtividade como massa de mil grãos e atributos fisiológicos das sementes como germinação e vigor. Conforme recomendações técnicas para a cultura, o nível de ação para o controle de percevejos em soja varia em função da finalidade do cultivo, sendo recomendado o controle da praga quando observados 2 percevejos por metro de linha para lavouras destinadas a produção de grãos e 1 percevejo por metro de linha para lavouras destinadas a produção de sementes, ambos os controles durante o período reprodutivo do desenvolvimento da soja.

Dentre as principais espécies que incidem sobre a cultura podemos destacar o percevejo-marrom (Euschistus heros), o percevejo-verde-pequeno (Piezodorus guildinii) e o percevejo-verde (Nezara viridula). Os danos podem variar de acordo com a espécie e densidade populacional da praga, podendo resultar em significativas perdas produtivas.

Embora o controle químico da praga prevaleça em grande parte das lavouras comerciais, o controle biológico dos percevejos em soja também é possível. Dentre os principais agentes de biocontrole de percevejos em soja podemos destacar o Telenomus podisi, que se destaca por parasitar ovos dos percevejos.

Figura 1. Telenomus podisi.

Foto: Koppert

Entretanto, para um controle eficiente dos percevejos em soja utilizando esse agente biológico é necessário atentar para a preferencia de parasitismo do Telenomus podisi. Embora ambas as espécies de percevejos citadas anteriormente possam ser encontradas em lavouras de soja, a preferência pelo parasitismo de alguma delas pode ser uma característica do Telenomus podisi.

Avaliando o potencial reprodutivo e longevidade do parasitoide Telenomus podisi em ovos de diferentes espécies de percevejos, Pacheco & Corrêa-Ferreira (1998) observaram que dentre os percevejos Euschistus heros, Piezodorus guildinii e Nezara viridula, o Telenomus podisi parasita preferencialmente os ovos do percevejo Euschistus heros.

Tabela 1. Dados biológicos (X ± EP) encontrados para o parasitoide de ovos Telenomus podisi, em diferentes percevejos hospedeiros, em laboratório.

1Médias seguidas pela mesma letra, na coluna, não diferem entre si pelo teste de Tukey (P≤ 0,05). 2Fertilidade= número total de ovos parasitados por fêmea. 3Razão sexual= Nº. de fêmeas/(machos+fêmeas). Fonte: Pacheco & Corrêa-Ferreira (1998)

Corroborando os resultados obtidos no estudo de 1998, Pacheco & Corrêa-Ferreira (2000) observaram que se tratando de populações isoladas dos percevejos Euschistus heros, Piezodorus guildinii e Nezara viridula, o Telenomus podisi prefere parasitar ovo do percevejo-marro (Euschistus heros).

Os autores destacam que a presença do parasitoide (Telenomus podisi) está fortemente associada à ocorrência do percevejo-marrom em lavouras de soja, mas que uma vez presente na área, Telenomus podisi também parasita ovos de hospedeiros alternativos como as espécies Piezodorus guildinii e Nezara viridula.

Embora haja certa preferência desse parasitoide em parasitar ovos do percevejo-marrom, a capacidade dele em controlar hospedeiros alternativos, faz do Telenomus podisi um forte aliado no manejo e controle dos percevejos em soja. Cabe destacar que visando a manutenção das populações do parasitoide, é de suma importância o uso de inseticidas seletivos.


Veja mais: Danos, manejo e controle – conheça os percevejos da soja



Referências:

PACHEGO, D. J. P.; CORRÊA-FERREIRA, B. S. PARASITISMO DE Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Scelionidae) EM POPULAÇÕES DE PERCEVEJOS PRAGAS DA SOJA. An. Soc. Entomol. Brasil, 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/aseb/a/xfHfFNxPq7mdxqXJxfMM8dd/?format=pdf&lang=pt >, acesso em: 07/04/2022.

PACHEGO, D. J. P.; CORRÊA-FERREIRA, B. S. POTENCIAL REPRODUTIVO E LONGEVIDADE DO PARASITÓIDE Telenomus podisi Ashmead, EM OVOS DE DIFERENTES ESPÉCIES DE PERCEVEJOS. An. Soc. Entomol. Brasil, 1998. Disponível em: < https://gebio.com.br/site/wp-content/uploads/2019/08/v27n4a11.pdf >, acesso em: 07/04/2022.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares