Hoje vamos falar de história…. Para chegarmos aos modelos de tratores, modernos e gigantes que temos hoje em dia, precisou que homens corajosos e com o pensamento a frente do seu tempo, pensassem em maquinas para facilitar a vida do agricultor e aumentar sua capacidade de trabalho.
Em 1918, o então ferreiro John Deere desenvolveu o famoso Wooterloo Boy o primeiro trator do mundo, movido a gasolina, até a década de 60 os tratores que cultivavam o solo brasileiro eram todos importados, foi ai que se viu a necessidade de fabricar um trator aqui em nosso país e de acordo com nossas necessidades.
Foi então que em 09 de dezembro de 1960, em uma solenidade especial, com a presença de varias autoridades, que a Ford Motor do Brasil S.A lançou o Ford 8- BR o 1º trator nacional. O 8-Br dispunha de um motor 4 cilindros a Diesel da marca Perkins. Neste ano foram produzidas 37 unidades. A produção deu tão certo que no ano seguinte, a produção nacional de tratores se elevou a 2.466 e, em 1962, o número de tratores atingiu a marca de 11.092 unidades.
Junto com isso, outras marcas como Massey Fergusson e Valmet, lançaram seus ícones que fazem história até hoje nos campos do nosso país, O MF 50 ( cinquentinha ) e o Valmet 360.
O modelo 50 X (conhecido popularmente com cinquentinha) da Massey Fergusson, era fabricado desde 1961 na fabrica de Taboão da Serra – São Paulo, com 36 cavalos de potencia foi o primeiro trator da marca fabricado no Brasil. Foi batizado com o nome de MF 50 X, em homenagem ao slogan de governo do Presidente Juscelino Kubitschek, 50 anos de progresso em cinco de governo. Em 1969 se instala uma nova unidade da empresa Massey Ferguson em Canoas/RS.
Graças a esses pioneiros que temos as máquinas com alta tecnologia e qualidade na atualidade.
Redação: Equipe Mais Soja
[…] desta necessidade do mercado nacional, a Ford Motor do Brasil S.A lançou o Ford 8-BR, o primeiro trator fabricado no Brasil. No ano de seu lançamento, 37 unidades foram fabricadas. O sucesso foi tamanho, que já no ano […]